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Título: Os coordenadores de pós-graduação stricto sensu da UFPR e o processo de transição de professor para professor-gestor: uma proposta de treinamento fundamentada no mapeamento de competências
Título(s) alternativo(s): The coordinators of stricto sensu post-graduation programs and the transition process from teacher to academic manager: a training proposal based on the competency mapping
Autor(es): Cruz, Gabriela Machado Daniel da
Orientador(es): Lima, Isaura Alberton de
Palavras-chave: Competências essenciais
Professores - Participação na administração
Universidades e faculdades - Pós-graduação
Administração de pessoal
Core competencies
Teacher participation in administration
Universities and colleges - Graduate work
Personnel management
Data do documento: 14-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CRUZ, Gabriela Machado Daniel da. Os coordenadores de pós-graduação stricto sensu da UFPR e o processo de transição de professor para professor-gestor: uma proposta de treinamento fundamentada no mapeamento de competências. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: As atividades de gestão nas universidades públicas brasileiras, tais como aquelas dos cargos de reitor, pró-reitor, diretor, chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação (PPG) entre outros, são consideradas atividades a serem exercidas pelo pessoal docente do ensino superior da própria instituição. Esses profissionais ingressam na instituição com o propósito de atuar no contexto acadêmico, e ao assumirem o papel de gestor enfrentam uma série de desafios, especialmente pela carência de preparação formal para o exercício dessa atividade. Ainda assim, são poucos os estudos voltados ao treinamento e capacitação dos professores-gestores das universidades públicas brasileiras. Considerando tais observações, e visando obter resultados que possam corroborar para que estes profissionais, mais especificamente aqueles que assumem cargos de coordenação em PPG, estejam melhor capacitados para a função, este estudo visa responder a seguinte questão: Qual modelo de ação educacional pode auxiliar o desenvolvimento de competências necessárias aos docentes que assumem os cargos de coordenador ou vicecoordenador em um programa de pós-graduação stricto sensu na UFPR? Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento do roteiro, o referencial teórico buscou uma maior elucidação quanto ao tema da dissertação, além de uma base teórica para a pesquisa. E a investigação realizada foi pautada no mapeamento de competências, seguindo as instruções de Borges-Andrade, Abbad e Mourão (2006) e Brandão (2017), sendo esse um importante instrumento do sistema de gestão por competências. Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa documental e a observação participante. A análise organizacional permitiu identificar os principais fatores que influenciam as atividades em programas de pós-graduação, enquanto a análise funcional permitiu a distinção das tarefas realizadas por esse gestor em quatro diferentes categorias: Didático-pedagógica, política e de liderança, financeira e administrativa e burocrática. A partir de tais análises, foram evidenciados os recursos de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessários ao cargo, o que culminou em uma proposta de intervenção, com o propósito de colaborar para a elaboração de uma ação educacional para os gestores de pós-graduação stricto sensu dentro da UFPR, e possivelmente em outras universidades públicas federais. Longe de esgotar as discussões em torno do tema, o trabalho reafirma a importância da preparação de professores para os cargos gerenciais.
Abstract: Management activities in Brazilian public universities, such as those of the positions of dean, director, department head, coordinator of post-graduation program (PGP) among others, are activities to be executed by the professors staff of the institution itself. These professionals start their role in the institution with the purpose of acting in the academic context, and when they assume the role of manager, they face a big amount of challenges, especially due to the lack of formal preparation to exercise this activity. Even so, there are not too many studies focused on the training and qualification of the academic managers of Brazilian public universities. Considering these observations, and aiming to obtain results that can corroborate so that these professionals, mor e specifically those who assume coordination positions in PPG, are better prepared for this role, this study seeks to answer the following question: Which educational action model can assist the development of necessary competencies for professors who assume the position of coordinator ou vice-cordinator in a stricto sensu post-graduation program? Methodologically, this research is characterized as descriptive, of an applied nature, and a qualitative approach. To develop the script, the theoretical framework sought to further elucidate the theme of the dissertation, in addition to a theoretical basis for the research. The investigation carried out was based on competence mapping (following the instructions of Borges-Andrade, Abbad and Mourão (2006) and Brandão (2017), which is an important instrument of the competency management system. The methodological procedures adopted were documentary research and participant observation. The organizational analysis allowed to identify the main factors influencing activities in postgraduate programs, while the functional analysis allowed the distinction of tasks performed by this manager into four different categories: Didactic-pedagogical, political and leadership, financial and administrative and bureaucratic. From such analyses, the competence resources (knowledge, skills and attitudes) necessary for the position were evidenced, which culminated in an intervention proposal, with the purpose of collaborating for the elaboration of an educational action for the postmanagers stricto sensu graduate at UFPR, and possibly at other federal public universities. Far from exhausting the discussions around the topic, the work reaffirms the importance of preparing teachers for managerial positions.
Descrição: Acompanha produção técnica: Proposta de intervenção: ação educacional para coordenadores de programas de pós-graduação em processo de transição de professor para professor gestor
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27877
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