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Título: Modelo multicritério construtivista para avaliação de desempenho na gestão de projetos de TI
Título(s) alternativo(s): Multi-criteria constructive model for assessment of performance in IT project management
Autor(es): Zapana, Alejandra Cristina Mallqui
Orientador(es): Bortoluzzi, Sandro César
Palavras-chave: Desempenho - Avaliação
Gestão do conhecimento
Processo decisório por critério múltiplo
Administração de projetos
Tecnologia da informação
Performance - Evaluation
Knowledge management
Multiple criteria decision making
Project management
Information technology
Data do documento: 20-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ZAPANA, Alejandra Cristina Mallqui. Modelo multicritério construtivista para avaliação de desempenho na gestão de projetos de TI. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: A crescente necessidade de uso e incorporação da tecnologia da informação às atividades das organizações, acelera o aumento da demanda pelo desenvolvimento de projetos de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informação (TI/SI). Esses projetos têm se tornado mais complexos em função das mudanças tecnológicas e da demanda por produtos práticos e flexíveis, por isso é importante dar mais foco na forma como os projetos de TI são gerenciados. A compreensão dos fatores que contribuem para o sucesso dos projetos de TI/SI atrai o interesse de pesquisadores e profissionais. No entanto, a maioria dos estudos concentra-se em critérios tradicionais e isolados que não são suficientes para avaliar o desempenho de um projeto, faltando uma visão holística dos fatores e o uso de critérios e indicadores apropriados. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo construir um modelo de avaliação de desempenho com uma abordagem construtivista para apoiar a gestão de projetos de uma empresa de TI. Inicialmente, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, utilizando o instrumento de intervenção Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C), para busca de trabalhos relevantes sobre o assunto da pesquisa, e orientando a análise bibliométrica, mapa de literatura e sistêmica a respeito de avaliação de desempenho na gestão de projetos de TI. Posteriormente, foi utilizado o instrumento de intervenção denominado Metodologia Multicritério de Apoio a Decisão – Construtivista (MCDA-C) para a construção do modelo de avaliação de desempenho. Com base na análise sistêmica da literatura, foi identificada a existência de lacunas de pesquisa para avaliação de desempenho de projetos de TI as quais puderam ser preenchidas por meio da utilização da metodologia MCDA-C. Assim o modelo construído ficou constituído por 36 EPAs que foram desmembrados em 62 conceitos, divididos posteriormente em 5 áreas de preocupação. Assim, para avaliar o desempenho¸ foram construídos 42 descritores. Após delinear o perfil de desempenho foram sinalizados os critérios em que possuíam um desempenho comprometedor, e, assim, foram propostas ações que possibilitam melhorar seu desempenho nesses critérios. As áreas de preocupação e descritores foram confrontadas com os presentes na literatura de modo de identificar as similaridades e as diferenças existentes. Por meio dessa análise, identificou-se que o modelo tinha os critérios mais importantes na literatura, mas também se identificou critérios que eram singulares à gestão de projetos de TI. Dessa forma, a presente pesquisa apresentou implicações teóricas, uma vez que o processo de estruturação de problemas permitiu a construção de um modelo de avaliação de desempenho a partir dos valores do decisor para o contexto decisório, e que as lacunas identificadas na literatura puderam ser preenchidas. A implicação prática e gerencial se apresenta no instrumento de avaliação de desempenho para a gestão de projetos de TI, construída a partir da visão e valores do decisor, levando em consideração as particularidades do contexto decisório. Além disso, a aplicação do modelo auxiliará no processo de tomada de decisões, pois o modelo permite realizar a avaliação global do desempenho.
Abstract: The growing need for the use and incorporation of information technology into the activities of organizations gives rise to an increase in demand for the development of Information Technology and Information Systems (IT/IS) projects. These projects have become more complex due to technological changes and the demand for practical and flexible products, which is why it is important to focus more on the way IT projects are managed. Understanding the factors that contribute to the success of IT/IS projects attracts the interest of researchers and professionals, however, most studies focus on traditional and isolated criteria that are not sufficient to assess the performance of a project, lacking a holistic view of the factors and the use of appropriate criteria and indicators. In this context, this research aims to build a performance evaluation model with a constructivist approach to support project management in an IT company. Initially, a systematic literature review was conducted, using the intervention instrument Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C), conducting a process of searching for relevant works on the research subject and performing bibliometric analysis, literature map and systemic about performance evaluation in IT project management. Subsequently, the intervention instrument called Multicriteria Decision Aid–Constructivist (MCDA-C) was used to build the performance evaluation model. Based on the systemic analysis of the literature, the existence of research gaps for evaluating the performance of IT projects was identified, which could be filled using the MCDA-C methodology. Thus, the constructed model was made up of 36 primaries elements of evaluation (PEEs) that were broken down into sixty-two concepts, later divided into five areas of concern. Thus, to assess performance¸ 42 descriptors were constructed. After outlining the performance profile, the criteria in which they had a compromising performance were identified, and, thus, actions were proposed to improve their performance on these criteria. The areas of concern and descriptors were compared with those in the literature to identify existing similarities and differences. Through this analysis, it was identified that the model had the most important criteria in the literature, but criteria that were unique to IT project management were also identified. Thus, this research had theoretical implications, since the problem structuring process allowed the construction of a performance evaluation model based on the decision maker's values for the decision-making context, and that the gaps identified in the literature could be filled. The practical and managerial implication is presented in the performance evaluation instrument for the management of IT projects, built with the decision maker's vision and values, considering the particularities of the decision-making context. In addition, the application of the model will assist in the decision-making process, as the model allows for the global assessment to be conducted.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27868
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

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