Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27856
Título: My name is now: negociações e estratégias na representação de Elza Soares
Título(s) alternativo(s): My name is Now: negotiations and strategies in the representation of Elza Soares
Autor(es): Desconci, Luana Karoliny
Orientador(es): Silveira, Luciana Martha
Palavras-chave: Mulheres - Identidade
Cultura
Mulheres negras
Mulheres artistas
Soares, Elza, 1937- 2022
Women - Identity
Culture
Women, Black
Women artists
Data do documento: 18-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DESCONCI, Luana Karoliny. My name is now: negociações e estratégias na representação de Elza Soares. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho visa evidenciar as estratégias e negociações de representação da artista Elza Soares. Contrárias a práticas de apagamento e esvaziamento discursivo de agendas identitárias, usamos a interseccionalidade como ferramenta anticolonial e observamos os tensionamentos que a presença de Elza Soares gera em suas aparições. Propomos, ainda que de forma breve, uma narrativa para um universo fragmentado, capaz de provar que os frequentes apagamentos da trajetória dessa artista não são mero acaso. A partir da aproximação com os espetáculos A Mulher do Fim do Mundo (2015) e Deus é Mulher (2018), buscamos compreender o caminho da construção da identidade desse ser, que ora aparece ressurgido entre sacos de lixo e mais tarde sublime e radiante, sempre uma mulher preta. Cientes das violências históricas causadas por imagens de controle que insistem em fixar sentidos pejorativos propomos uma análise que foque na agência de Elza Soares que resistiu e se apropriou de marcadores frequentemente negativados para produzir sua arte e manter sua independência financeira e a de seus familiares. Ao apontarmos para as ausências e os dados alarmantes sobre a condição das mulheres, sobretudo, negras, no Brasil, deixamos explícito que muitas vezes as táticas de subversão e enfrentamento são ineficazes por não estarem aliadas a projetos governamentais, tendo em vista a grandiosidade do problema. Ao pensarmos no lugar simbólico que esses corpos ocupam, exercitamos nossa alteridade e enquanto consumidoras, criadoras e pesquisadoras de imagens somos convidadas a questionar nosso próprio agenciamento na quebra de paradigmas e reafirmar nossa postura vigilante diante de todo e qualquer potencial de liberdade.
Abstract: The present work aims to show the strategies and negotiations of representation of the artist Elza Soares. Contrary to the practices of erasing and discursive emptying of identity agendas, we use intersectionality as an anti-colonial tool and observe the tensions that the presence of Elza Soares generates in her appearances. We propose, albeit briefly, a narrative for a fragmented universe, capable of proving that the frequent erasures of this artist’s trajectory are not mere chance. Based on the approach to the shows A Mulher do Fim do Mundo (Woman from the End of the World) (2015) and Deus é Mulher (God is a Woman) (2018), we seek to understand the path of building the identity of this being, which now appears resurgent among garbage bags and later sublime and radiant, always a black woman. Aware of the historical violence caused by images of control that insist on fixing pejorative meanings, we propose an analysis that focuses on the agency of Elza Soares that resisted and appropriated markers that were often negative to produce her art and maintain her financial independence and that of her family members. When pointing to absences and alarming data on the condition of women, especially black women, in Brazil, we make it explicit that subversion and coping tactics are often ineffective because they are not allied with government projects, in view of the magnitude of the problem . When we think of the symbolic place these bodies occupy, we exercise our otherness and as consumers, creators and image researchers we are invited to question our own agency in breaking paradigms and reaffirm our vigilant stance in the face of any and all potential for freedom.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27856
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
namenowelzasoares.pdf16,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons