Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27848
Título: Análise da confiabilidade de uma ilha robotizada operando em linha de montagem automobilística
Título(s) alternativo(s): Reliability analysis of an automated area operating in an automotive assembly line
Autor(es): Padilha, Higor Wonsowicz
Macedo, Maria Eduardo Kottel de
Orientador(es): Mariano, Carlos Henrique
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia) - Análise
Indústria automobilística
Robôs industriais
Localização de falhas (Engenharia)
Reliability (Engineering) - Analysis
Automobile industry and trade
Robots, Industrial
Fault location (Engineering)
Data do documento: 26-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PADILHA, Higor Wonsowicz; MACEDO, Maria Eduarda Kottel de. Análise da confiabilidade de uma ilha robotizada operando em linha de montagem automobilística. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise dos modos de falha de uma ilha robotizada de uma empresa automobilística localizada na região metropolitana de Curitiba. Foram utilizados dados coletados de um sistema de supervisão na empresa no início de 2017, com o objetivo de se obter os tempos de falha dos ativos que faziam parte da referida ilha. A partir destes dados, foi realizada uma análise de sobrevivência e encontrados os modelos paramétricos que melhor se ajustaram aos conjuntos de dados de falha analisados de cada ativo e do sistema como um todo. Como resultado encontrou-se, para as 5 categorias empregadas e para todo o sistema, o modelo Weibull com 3 parâmetros, evidenciando que o modo de falha preponderante do sistema e dos ativos que o compõe foi o de desgaste ou envelhecimento. Porém, para a categoria ‘Robôs de solda Tucker’, observou-se que seu comportamento de falha não seguiu o mesmo a padrão dos demais, apresentando modo de falhas prematuras ou mortalidade infantil.
Abstract: This paper presents an analysis of the failure modes of a robotized island of an automobile company located in the metropolitan region of Curitiba. We collected data from a supervisory system at the company in early 2017, in order to obtain the failure times of the assets that were part of that island. From this data, a survival analysis was performed and found the parametric models that best fit the analyzed failure data sets of each asset and the system. As a result, we found, for the 5 categories employed and for the whole system, the 3-parameter Weibull model, showing that the predominant failure mode of the system and its component assets was that of wear or aging. However, for the ‘Tucker Welding Robots’ category, it was observed that its failure behavior did not follow the same pattern as the others, presenting premature failure mode or infant mortality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27848
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEAU_2019_2_03.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.