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dc.creatorGonçalves, Carlos Eduardo Machado-
dc.creatorSfeir, Nicolas Marcelo-
dc.date.accessioned2022-04-04T16:45:50Z-
dc.date.available2022-06-30-
dc.date.available2022-04-04T16:45:50Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Carlos Eduardo Machado; SFEIR, Nicolas Marcelo. Desenvolvimento de uma solução mercadológica para estimular o consumo de leite sem lactose. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27810-
dc.description.abstractLactose intolerance is a digestive disorder caused by the low production of the enzyme lactase by the body, since the production of lactose-free foods is increasing globally, and Latin America being the second largest growth rate in the consumption of these products, there is a demand to develop products that meet the consumption needs of individuals who are unable to digest carbohydrates and it involves reducing the volumes offered, enabling the reduction of milk and financial waste. The survey showed that 76% of consumers approve the introduction of products in smaller portions, whether in liquid milk or powdered one. It was also possible to highlight that the advent of the new version of the products attracts consumers to obtain the item and satisfy their desire to consume milk without having to worry about possible discomforts that were once present in their daily lives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLeitept_BR
dc.subjectIntolerância a lactosept_BR
dc.subjectConsumidores - Atitudespt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.subjectMilkpt_BR
dc.subjectLactose intolerancept_BR
dc.subjectConsumers - Attitudespt_BR
dc.subjectMarketing researchpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma solução mercadológica para estimular o consumo de leite sem lactosept_BR
dc.title.alternativeDevelopement of a marketing solution to stimulate lactose-free milk consumptionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA intolerância à lactose é um distúrbio digestivo que se deve à insuficiente produção da enzima lactase pelo organismo. A produção de alimentos com ausência de lactose é crescente a nível global, sendo a América Latina o segundo maior produtor em crescimento. Nos núcleos familiares, muitas vezes apenas um integrante possui esta intolerância, e desta forma, o desenvolvimento de produtos com porções reduzidas se torna interessante para diminuir custos para adquirir produtos sem lactose, além do desperdício do próprio produto devido ao excesso disponibilizado, além de evitar contaminações microbiológicas e uma perda de qualidade e frescor do leite, pois esse é muito suscetível a maus cheiros existentes no ambiente. A pesquisa demonstrou que 76% dos consumidores aprovam a introdução de produtos em menores porções, seja em leite fluido ou em pó. Também é possível destacar que o surgimento da nova versão dos produtos pode atrair novos consumidores que desejam consumir leite sem lactose, mas que tem receio do desperdício que pode ocorrer quando as embalagens possui conteúdo além do necessário e ou desejado.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria Carolina de Oliveira-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria Carolina de Oliveira-
dc.contributor.referee2Bowles, Simone-
dc.contributor.referee3Ayala, Carlos Alberto Chavez-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Alimentospt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOSpt_BR
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