Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27755
Título: A trilogia Jogos Vorazes: repressão, totalitarismo e corpos dóceis para a manutenção das desigualdades
Título(s) alternativo(s): The Hunger Games trilogy: repression, totalitarianism e docile bodies for the maintenance of the inequalities
Autor(es): Tesche, Karine Elaine da Silva
Orientador(es): Marquezi, Rosangela Aparecida
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Jogos Vorazes - Análise
Características nacionais americanas na literatura
Children's literature
The Hunger Games - Analysis
National characteristics, American, in literature
Data do documento: 17-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: TESCHE, Karine Elaine da Silva. A trilogia Jogos Vorazes: repressão, totalitarismo e corpos dóceis para a manutenção das desigualdades. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.
Resumo: A trilogia Jogos Vorazes foi escrita pela autora norte-americana Suzanne Collins, que iniciou sua carreira como escritora de histórias infantis para programas de televisão e só mais tarde se tornaria uma das mais aclamadas autoras dos anos 2000, com reconhecimento de críticos como os de The New York Times, Book Review e a revista Time. Collins foi inspirada pelas histórias de guerra de seu veterano e já falecido pai, bem como impactada pelos acontecimentos recentes no mundo e a facilidade de abstração das pessoas diante de desastres para, assim, criar um mundo futurístico repleto de desafios extremos para seus cidadãos e, principalmente, para sua heroína, Katniss Everdeen, que se torna o rosto da revolução em Panem. Em vista disso, e de tamanha relevância que a trilogia vem conquistando no mundo literário, neste trabalho, realizamos uma pesquisa bibliográfica por meio da qual constatamos que a trilogia faz parte do grupo que muitos teóricos, como David Belbin (2011), Peter Hunt (2010) e Teresa Colomer (2003), denominam de literatura infantojuvenil ou juvenil-adulto e que as fronteiras que separam esses dois subgrupos não são exatas, contribuindo para a flexibilidade e riqueza de obras emergentes como a que analisamos aqui. Também, verificou-se que Jogos Vorazes pertence ao gênero literário de ficção distópica e, a partir dos estudos realizados sobre o assunto, constatamos que tal gênero possui características distintas que retratam sociedades futuras repletas de calamidades, o que nos motivou a apreciar mais de perto a sociedade retratada em Jogos Vorazes e o que torna possível que seu governo totalitário e suas medidas de controle se mantenham no poder: as massas. Ao longo de nossas pesquisas, notamos que o tema do totalitarismo é basilar e quase indispensável para o enredo de literaturas distópicas, por isso escolhemos nos debruçar sobre ele e sobre alguns dos princípios que o colocam em cena, como o perfil social e político de um país. Para tanto, contamos com os trabalhos de estudiosos como Hannah Arendt (2012) e Irwin et al. (2014), estes últimos que, especificamente, reúnem trabalhos que relacionam Jogos Vorazes e múltiplas teorias filosóficas-algumas apresentadas nesta monografia, a exemplo da ideia de Contrato Social do filósofo Thomas Hobbes. Com base nos resultados aqui atingidos, esperamos que este trabalho contribua para a leitura crítica e consciente de obras que objetivam despertar o leitor para o olhar atento sobre o mundo e sua sociedade, atuando de maneira a impactar seu meio, uma vez que, por sua natureza, a literatura distópica também tem função de alertar no tempo presente possíveis consequências vindouras e que resultam de comportamentos atuais.
Abstract: The Hunger Games trilogy was written by the American author Suzanne Collins, who began her career as a writer of children's stories for television programs and only later became one of the most acclaimed authors of the 2000s, with recognition from critics such as the ones from The New York Times, Book Review and Time Magazine. Collins was inspired by the war stories of her veteran and late father, as well as impacted by the recent events in the world and people's ease of abstraction, in face of disasters, in order to create a futuristic world full of extreme challenges for its citizens and, mainly to its heroine, Katniss Everdeen, who becomes the face of the revolution in Panem. On account of it, and due to such relevance that the trilogy has been conquering in the literary world, in this work, we have carried out a bibliographical research through which we have found that the trilogy is part of the group that many theorists, such as David Belbin (2011), Peter Hunt ( 2010), and Teresa Colomer (2003), have called juvenile or young-adult literature, and that the boundaries which separate these two subgroups are not exact, contributing to the flexibility and richness of emerging works such as the one we analyze here. Also, it was found that The Hunger Games belongs to the literary genre of dystopian fiction and, from the studies carried out on the subject, we found that this genre has distinct characteristics that portray future societies full of calamities, which motivated us to appreciate more closely the society portrayed in The Hunger Games and what makes it possible for its totalitarian government and control measures to remain in power: the masses. Throughout our research, we have noticed that the theme of totalitarianism is basic and almost indispensable for the plot of dystopian literatures, so we have chosen to focus on it and on some of the principles that put it on the scene, such as the social and political profile of a country. Therefore, we have relied on the work of scholars such as Hannah Arendt (2012) and Irwin et al. (2014), the latter, specifically, bring together works that relate The Hunger Games and multiple philosophical theories – some of which are presented in this monograph, such as the idea of a Social Contract, presented by the philosopher Thomas Hobbes. Based on the results achieved here, we hope that this work will contribute to a critical and conscientious reading of works that aim to awaken the reader to a careful look at the world and its society, acting in a way to impact their environment, since, by its nature, the dystopian literature also has the function of alerting in the present time possible future consequences that result from current behaviors.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27755
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2021_1_09.pdf541,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.