Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27751
Título: Sequência didática com enfoque investigativo: usando o tema geral obesidade para o ensino de bioquímica
Autor(es): Silva, Alexia Teixeira da
Boreiko, Stephani da Silva
Orientador(es): Birk, Natália de Lima Bueno
Palavras-chave: Alfabetização
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Obesidade
Bioquímica
Literacy
Interdisciplinary approach to knowledge
Obesity
Biochemistry
Data do documento: 23-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVA, Alexia Teixeira da; BOREIKO, Stephani da Silva. Sequência didática com enfoque investigativo: usando o tema geral obesidade para o ensino de bioquímica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Sequência didática com foco deste trabalho foi investigar o quanto a aplicação de uma sequência didática investigativa contribui no processo de alfabetização científica. Para isso foi desenvolvido um caderno didático para ser aplicado em um colégio estadual do município de Ponta Grossa com alunos do primeiro ano do ensino técnico integrado de alimentos no mês de junho de 2021. O método de pesquisa se caracteriza como estudo de caso de caráter quantiqualitativo. Para atingir o objetivo o instrumento de coleta de dados foram dois questionários enviados pela plataforma google sala de aula, um antes da aplicação do material para um total de 40 alunos e outro depois, os quais tiveram um retorno de 50% de respostas. O material didático foi organizado em 4 aulas de 50 minutos cada e organizado em momentos: Contextualização, problematização, síntese e investigação, também contou com recursos tecnológicos e textuais como: vídeos, documentário, charge humorística, além de um jogo de fixação elaborado através do aplicativo Kahoot como uma alternativa viável para aprimorar o processo de aprendizagem. Durante as aulas remotas, que aconteciam via Meet, os alunos tiveram boa participação e foram proativos, em uma das atividades em que foi sugerido que eles começassem a praticar hábitos mais saudáveis como exercício físico e alimentação equilibrada como síntese, os alunos criaram um grupo entre eles, as acadêmicas, o professor e a orientadora para mandaram suas fotos realizando essas práticas e incentivando os colegas a realizarem também. Após a aplicação do caderno e dos formulários foram apresentados os resultados. Com a verificação dos dados foi possível concluir que os estudantes tinham conhecimento sobre o assunto, porém, superficialmente. Segundo os dados obtidos, ao final das aulas 95% dos alunos souberam relacionar os conhecimentos da bioquímica com a realidade, quesito importante para tornar o aprendizado mais relevante. Verificou-se também que na percepção dos alunos uma aula diferenciada do modelo tradicional e mecanicista, com abordagens interdisciplinares pode contribuir no processo de alfabetização científica.
Abstract: The aim of this work was to investigate how the implementation of an investigative didactic sequence contributes to the scientific literacy process in biology teaching focused on biochemistry content. For this, a textbook was developed to be applied in a state school in the municipality of Ponta Grossa with students in the first year of integrated technical food education in June of 2021. The research method is characterized as a quantitativequalitative case study. To achieve the objective, the data collection instrument consisted of two questionnaires sent by the google classroom platform, one before applying the material and the other after, to 40 students, in which 50% of responses were returned. The didactic material was organized in 4 classes of 50 minutes each and arranged in moments: Contextualization, problematization, synthesis and investigation, it also had technological and textual resources such as: videos, documentary, humorous cartoon, in addition to a didactic game created through the Kahoot app as a viable alternative to improve the learning process. During the remote classes, which took place via Meet, the students had good participation and were proactive, in one of the activities in which it was suggested that they start practicing healthier habits such as physical exercise and balanced diet as a synthesis, the students created a group among them, the academics, the professor and the advisor to send their photos performing these practices and encouraging their colleagues to do it as well. After applying the textbook and forms, the results were presented. With the verification of the data, it was possible to conclude that the students had knowledge about the subject, however, superficially. According to the data obtained, at the end of the classes, 95% of the students knew how to relate their knowledge of biochemistry to reality, an important point to make learning more relevant. It was also verified that in the students perception, a class different from the traditional and mechanistic model, with interdisciplinary approaches, can contribute to the scientific literacy process.
Descrição: Acompanha produção técnica: Sequência didática investigativa: no ensino de bioquímica: tema bioquímica da obesidade
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27751
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciainvestigativoobesidadebioquimica.pdf518,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciainvestigativoobesidadebioquimica_produto.pdf8,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons