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Título: Avaliação de desempenho da educação ambiental em um curso de graduação de uma instituição de ensino superior
Título(s) alternativo(s): Performance assessment of environmental education in a graduation course of a higher education institution
Autor(es): Schlickmann, Andressa
Orientador(es): Bortoluzzi, Sandro César
Palavras-chave: Educação ambiental
Processo decisório por critério múltiplo
Sustentabilidade
Science publishing
Multiple criteria decision making
Sustainability
Data do documento: 30-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SCHLICKMANN, Andressa. Avaliação de desempenho da educação ambiental em um curso de graduação de uma instituição de ensino superior. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: A educação ambiental, primeira temática educativa relacionada ao conceito da educação para o desenvolvimento sustentável, é a visão das universidades orientadas para o meio ambiente. Mas a educação ambiental que existe não é o tipo de educação que salvará a humanidade ou o planeta. Ela enfatiza as teorias sobre os valores, as respostas sobre as perguntas e a eficiência técnica sobre a consciência. Além disso, é necessário monitorar com frequência a eficácia e a eficiência da educação ambiental e empregar métodos para esse fim. Entretanto a maioria das metodologias de avaliação existentes se refere a questões de governança e administração, deixando a educação, a pesquisa e a extensão menos abordadas. O engajamento das partes interessadas, nessas metodologias, é visto meramente como uma característica desejável do processo de avaliação. Outras metodologias ainda, são baseadas em dados qualitativos e subjetivos. Desta forma, o objetivo da pesquisa consiste em construir um modelo de avaliação de desempenho da educação ambiental para o curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Trata-se de um estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas com a Coordenadora do Curso, complementado por questionários e análise documental. A revisão sistemática da literatura foi conduzida por meio do ProKnow-C. O instrumento de intervenção utilizado foi a metodologia MCDA-C. O modelo construído permite que a coordenadoria compreenda a educação ambiental entrelaçada ao curso, para a formação por competências, de forma a avaliar a situação atual do curso e seu estado final desejado, quanto a alfabetização ambiental da próxima geração de tomadores de decisão e influenciadores, bem como as ações necessárias para seu gerenciamento. Além da construção do modelo em si, com base na perspectiva construtivista, outros resultados contribuem com o avanço do conhecimento preexistente sobre o tema avaliação de desempenho da educação ambiental nas IES: o modelo preocupou-se em explicitar a Teoria das Partes Interessadas para explicar as vantagens, com o uso das metodologias de abordagem participativa; o modelo construído considera e faz a avaliação da educação ambiental incorporada às disciplinas do curso, além de gerenciar as informações sobre metodologias para aprendizagem ativa, implantação de novos espaços de aprendizagem e orientação por projetos; os indicadores de desempenho possuem características de um sistema funcional; e, o modelo construído mostra que o curso de Engenharia Civil vem contribuindo com temas relacionados aos ODS.
Abstract: Environmental education, the first educational theme related to the concept of education for sustainable development, is the vision of universities oriented towards the environment. But the environmental education that exists is not the kind of education that will save humanity or the planet. It emphasizes theories about values, the answers to questions, and technical efficiency about consciousness. Furthermore, it is necessary to frequently monitor the effectiveness and efficiency of environmental education and employ methods for this purpose. However, most existing assessment methodologies address governance and operations issues, leaving education, research and outreach less addressed. The stakeholder engagement, in these methodologies, is seen merely as a desirable feature of the assessment process. Other methodologies still, are based on qualitative and subjective data. Thus, the objective of the research is to build a performance evaluation model for environmental education for the Civil Engineering course at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná. It is a case study, with data collection through interviews with the Course Coordinator, complemented by questionnaires and documental analysis. A systematic literature review was conducted using ProKnow-C. The intervention instrument used was the MCDA-C methodology. The model built allows the Coordinator to understand environmental education intertwined with the course, for training through competences, in order to assess the current status of the course and its desired final state, regarding the environmental literacy of the next generation of decision makers and influencers, as well as the actions required for its management. In addition to building the model itself, based on the constructivist perspective, other results contribute to the advancement of pre-existing knowledge on the subject of performance assessment of environmental education in HEIs: the model was concerned with explaining the Stakeholder Theory to explain the advantages, with the use of participatory approach methodologies; the built model considers and evaluates environmental education incorporated into the course's subjects, in addition to managing information on methodologies for active learning, implementation of new learning spaces and project guidance; performance indicators have characteristics of a functional system; and, the constructed model shows that the Civil Engineering course has been contributing with themes related to the ODS.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27720
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