Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27653
Título: Literacia digital dos professores de português do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Digital literacy of high school portuguese teachers
Autor(es): Neves, Caroline Vieira
Orientador(es): Pontarolo, Edilson
Palavras-chave: Literacia
Professores - Formação
Ensino de segundo grau
Língua portuguesa
Literacy
Teachers, Training of
High school teaching
Portuguese language
Data do documento: 25-Out-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: NEVES, Caroline Vieira. Literacia digital dos professores de português do ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a literacia digital, entendida como apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação, nas práticas pedagógicas de professores de língua portuguesa do ensino médio. A pesquisa apresenta fundamentos teórico-conceituais da área da comunicação e sobre formação docente inicial e continuada, buscando clarificar o conceito de literacia/letramento. Consideramos como marco legal a Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio. Os participantes são professores atuantes nos colégios da rede pública estadual localizados em Pato Branco (PR). A coleta de dados empregou questionário semiestruturado on-line. Parte do questionário inclui trinta questões de múltipla escolha para composição da escala de autoavaliação da literacia digital para professores (AliDip). Aplicamos uma análise mista aos dados coletados, considerando aspectos quantitativos e qualitativos. Os resultados obtidos na Escala AliDip indicam que os professores participantes em sua maioria apresentam pontuação maior nas competências instrumentais do que na competência pedagógica. Os participantes encontravam-se em um contexto de dificuldades severamente agudizadas devido à pandemia de COVID-19, pois foram obrigados a adaptarem-se a um modelo de ensino remoto e virtual, utilizando recursos tecnológicos próprios e trabalhando desde seus ambientes de convivência familiar.
Abstract: This research aimed to analyze digital literacy, understood as the appropriation of digital information and communication technologies, in the pedagogical practices of high school Portuguese language teachers. The research presents theoretical and conceptual foundations in the field of communication and on initial and continuing teacher education, seeking to clarify the concept of literacy. We consider the Common National Curriculum Base for secondary education as a legal framework. The participants are professors working in state public schools located in Pato Branco (PR). Data collection used an online semi-structured questionnaire. Part of the questionnaire includes thirty multiple-choice questions to compose the digital literacy self-assessment scale for teachers (AliDip). We applied a mixed analysis to the collected data, considering both quantitative and qualitative aspects. The results obtained from the AliDip Scale indicate that most participating teachers have higher scores in instrumental competences than in pedagogical competence. The participants found themselves in a context of severely exacerbated difficulties due to the COVID-19 pandemic, as they were forced to adapt to a remote and virtual teaching model, using their own technological resources and working from their family living environments.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27653
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
literaciadigital.pdf5,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons