Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLara, Luiz Marcelo de-
dc.date.accessioned2022-03-09T18:07:08Z-
dc.date.available2022-03-09T18:07:08Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationLARA, Luiz Marcelo de. Produção acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássica. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27581-
dc.description.abstractThis study aims to compare the university model through the academic production of professors teaching in undergraduate programs at a technological university with those at a traditional university. The study is comparative and quantitative. The sample consists of 1,017 undergraduate professors from two universities: the Federal University of Paraná (UFPR) and the Federal University of Technology - Paraná (UTFPR), Brazil. The research corpus consists of professors’ curricula available on the Lattes Platform considering the period between 2013 and 2017. The identification of curricula to include in the corpus took place using the scriptLattes extraction tool. To analyze the collected data, a knowledge discovery in databases (KDD) process was used, which includes three macro steps: pre-processing of data; data mining; and post-processing of data. The results show that the academic production of undergraduate professors at UFPR is more consistent and qualified than those at UTFPR. Issues related to the period of the study and the consolidation of research can explain the results. We conclude that despite attempts to maintain the ideal of a technological university, UTFPR functions in a very similar manner to the traditional university model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPublicações científicaspt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectUniversities and collegespt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectScience publishingpt_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.titleProdução acadêmica em cursos de licenciatura: comparação entre os docentes de uma universidade tecnológica e uma clássicapt_BR
dc.title.alternativeAcademic production in undergraduate courses: a comparison between professors at a technological and a traditional universitypt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo comparar o modelo de universidade através da produção acadêmica de docentes dos cursos de licenciatura de uma universidade tecnológica com os de uma universidade clássica. Trata-se de um estudo comparado, transversal e de natureza predominantemente quantitativa. A amostra foi composta por 1.017 docentes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O corpus de pesquisa foi conformado por currículos disponíveis na Plataforma Lattes desses docentes considerando o período compreendido entre 2013 e 2017 e por documentos das duas instituições perquiridas. A recuperação dos currículos aconteceu através da ferramenta de extração scriptLattes. Para análise dos dados levantados foi utilizado o processo de descoberta de conhecimento em base de dados (DCBD). No processo foram percorridas três macroetapas: pré-processamento de mineração de dados; mineração de dados; e, pós-processamento de mineração de dados. Constatou-se que a produção acadêmica dos docentes dos cursos de licenciatura da UFPR é mais consistente e qualificada. A questão temporal e a pesquisa consolidada explicam o resultado. Conclui-se que a UTFPR, apesar de tentativas de manutenção do ideário tecnológico, está muito próxima do modelo clássico de universidade.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9238-9740pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0014508221849963pt_BR
dc.contributor.advisor1Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2679-9191pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4854832473320818pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Celso Bilynkievycz dos-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2107-8299pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0624178844533924pt_BR
dc.contributor.referee1Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2679-9191pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4854832473320818pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira Junior, Constantino Ribeiro de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0577-5262pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934725111247478pt_BR
dc.contributor.referee3Cantorani, José Roberto Herrera-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1792-0383pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0674726819843483pt_BR
dc.contributor.referee4Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.referee4IDhttp://orcid.org/0000-0003-4151-0843pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.contributor.referee5Freitas Júnior, Miguel Archanjo de-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-6636-8084pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3535289084806834pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
producaoacademicalicenciatura.pdf2,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons