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Título: Análise da segurança viária da rodovia SC-283 através do método iRAP com imagens do Google Street View
Título(s) alternativo(s): SC-283 road safety analysis through iRAP method with Google Street View imagery
Autor(es): Dallagnol, Sérgio Luiz
Orientador(es): Bisconsini, Danilo Rinaldi
Palavras-chave: Acidentes de trânsito
Segurança no trânsito
Rodovias - Projetos e construção - Fatores de risco
Traffic accidents
Traffic safety
Roads - Design and construction - Risk factors
Data do documento: 6-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DALLAGNOL, Sérgio Luiz. Análise da segurança viária da rodovia SC-283 através do método iRAP com imagens do Google Street View. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020.
Resumo: Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de óbitos e feridos graves em países em desenvolvimento, como o Brasil. Apesar da realização de diversas ações na última década, a taxa de mortalidade mundial de acidentes apresentou uma estagnação, o que evidencia a necessidade de mais investimentos em segurança viária. Para evitar novos acidentes com vítimas fatais e graves, pode-se adotar abordagens proativas de Gestão da Segurança Viária para corrigir trechos de vias com maior risco de acidentes. O iRAP, Programa Internacional de Avaliação de Rodovias, é um método que propõe a inspeção local de uma rodovia para a avaliação de 78 características da infraestrutura viária em intervalos de 100 metros. O programa resulta em uma classificação da segurança viária e em um plano de investimentos que determina intervenções necessárias na infraestrutura para corrigir preventivamente os locais com maior potencial de acidentes graves. A partir da aplicação do método iRAP com imagens do Google Street View na avaliação da infraestrutura viária da rodovia SC-283, identificou-se os segmentos mais críticos da rodovia e foram determinados investimentos prioritários em infraestrutura viária com o custo de R$ 20,66 milhões, para evitar cerca de 131 vítimas fatais ou graves durante um período de 10 anos, gerando um benefício econômico de R$ 74,23 milhões em valores presentes. A aplicação do iRAP com imagens recentes do Google Street View se mostrou adequada para a análise da segurança viária de rodovias rurais por profissionais experientes e possui grande potencial de apoiar projetos executivos de segurança viária das estradas do país, porém sua aplicação em áreas urbanas e interseções tem menor efetividade, em virtude da menor quantidade de intervenções de baixo custo aplicáveis e não considerar em seu método as colisões laterais e traseiras.
Abstract: Traffic accidents are a major cause of death and serious injuries in developing countries, such as Brazil. Despite several actions on road safety in the last decade, the worldwide accident mortality rate has stagnated, which justifies the need for more investments. To avoid accidents with fatal and serious victims, proactive Road Safety Management approaches can be adopted to treat road segments with a higher risk of accidents. iRAP, the International Road Assessment Programme, is a method that proposes the local inspection of a road in segments of 100 meters to analyze 78 attributes of the road infrastructure. The program results in a road safety classification and in an investment plan that determines necessary interventions in the road infrastructure to correct segments with a greater potential for dangerous accidents preventively. The implementation of the iRAP method with Google Street View imagery to assess the road infrastructure of the SC-283 road, identified the most critical segments and determined priority investments in road infrastructure at a cost of R$ 20.66 million. These countermeasures are capable of preventing approximately 131 fatal or serious victims during a period of 10 years generating an economic benefit of R$ 74.23 million in present values. The use of the iRAP method with recent images from Google Street View proved to be suitable for the analysis of road safety on rural highways by experienced professionals, and has great potential to support executive road safety projects on the country's roads. However, applying iRAP in urban areas and intersections is less effective, due to the small number of relevant low-cost countermeasures and not considering side and rear-end collisions in its method.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27545
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