Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27535
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Borghi, Alan Javé de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T21:54:00Z | - |
dc.date.available | 2022-03-04T21:54:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
dc.identifier.citation | BORGHI, Alan Javé de Souza. A instrumentalização do processo de ensino aprendizagem remoto em tempos de pandemia: análise da docência do curso de engenharia de produção da UTFPR - Campus Londrina. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27535 | - |
dc.description.abstract | The pandemic resulting from the COVID19 virus, brought new directions for society. There was a preventive social reorganization, avoiding crowds of people. In the educational environment, the Remote Learning model was implemented, in order to avoid damage to the academic calendar. Remote Learning has become a modality of distance learning with elearning tools, however, without prior planning and/or adequate training for teachers. In this sense, the objective of this research was to analyze the efficiency of the new modality of Remote Teaching in the Production Engineering course Campus Londrina, highlighting the positive and critical points of the teachinglearning process in the context of the COVID19 pandemic, under the perception of teachers. Methodologically, the Case Study method was used. From the results obtained, it was observed 70% of receptiveness of teachers regarding Remote Teaching; 73% regarding the efficient use of ICTs and elearning methodologies by teachers; 80% satisfaction with the teachinglearning process by the teachers. Among the benefits, the development of selfdiscipline, commitment of students, ease of online access, use of elearning tools and flexible schedules were listed. Damages, lack of student commitment, presence of digital monologues and inapplicability of practical classes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino via Web | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de produção | pt_BR |
dc.subject | Web-based instruction | pt_BR |
dc.subject | Pandemics | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Production engineering | pt_BR |
dc.title | A instrumentalização do processo de ensino aprendizagem remoto em tempos de pandemia: análise da docência do curso de engenharia de produção da UTFPR - Campus Londrina | pt_BR |
dc.title.alternative | Instrumentalization of the remote learning teaching process in times of pandemics: teaching analysis of the production engineering course at UTFPR - Campus London | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A pandemia, advinda do vírus COVID19, trouxe novos entornos para a sociedade. Houve uma reorganização social preventiva, evitando aglomerações de pessoas. No contexto educacional, implementou-se o modelo de Ensino Remoto, no sentido de evitar prejuízos para o calendário letivo. O Ensino Remoto tornou-se uma modalidade de ensino à distância com ferramentas e-learning, contudo, sem um planejamento prévio e/ou formação adequada aos docentes. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a eficiência da nova modalidade de Ensino Remoto no curso de Engenharia de Produção - Campus Londrina, evidenciando os pontos positivos e críticos do processo de ensino-aprendizagem no contexto da pandemia do COVID19, sob a percepção dos docentes. Metodologicamente, utilizou-se do método Estudo de Caso. Dos resultados obtidos, observou-se 70% de receptividade dos docentes quanto ao Ensino Remoto; 73% quanto à utilização eficiente das TICs e metodologias e-learning pelos docentes; 80% de satisfação do processo de ensino-aprendizagem pelos docentes. Dos benefícios, elencou-se o desenvolvimento de autodisciplina, comprometimento dos alunos, facilidade de acesso online, uso de ferramentas e-learning e flexibilização dos horários. Dos prejuízos, falta de comprometimento do aluno, presença de monólogos digitais e inaplicabilidade de aulas práticas. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano | - |
dc.contributor.referee1 | Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano | - |
dc.contributor.referee2 | Tondato, Rogério | - |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, José Angelo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinoaprendizagempandemiadocencia.pdf | 515 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.