Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Renata Graciele Batista-
dc.date.accessioned2022-02-25T21:04:38Z-
dc.date.available2022-02-25T21:04:38Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Renata Graciele Batista. Uma prática avaliativa formativa utilizando a prova-com-consulta-ao-caderno em uma disciplina de cálculo. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27516-
dc.descriptionAcompanha: Prova-com-consulta-ao-caderno: uma possibilidade em práticas avaliativas formativaspt_BR
dc.description.abstractIn the present study, it was carried out a reflection and a discussion about an assessment practice with the use of the instrument written-test-with-consultation-to-the-notebook. This is a qualitative nature investigation, with the general objective of presenting and discussing assessment practices that allow the student to consult the material produced by him, aiming to highlight the potential of this method in formal moments of Assessment. Therefore, this construct seeks to recognize the attached functions of Learning Regulation according to Hadji (1994). The assessment practice of this research was developed with students of a Differential and Integral Calculus III, an engineering course discipline at the Federal Technological University of Paraná - Campus Londrina. In order o carry out the study, students' written productions were analyzed, in a written-test-with-consultation-to-the-notebook after the teacher's written interventions, and it was also analyzed the written productions present in the responses to a questionnaire, whose objective was to collect the students' perceptions of participating in this evaluation practice. From the analyses, it was possible to recognize the use of the written-test-with-consultation-to-the-notebook as a driver of the functions attached to the concept of learning regulation, according to Hadji (1994), and the validation of the notebook use as powerful resource. The student's perception regarding the notebook's potential in formal evaluation moments led them to make changes in the way the notebook was built, which made it a powerful tool, capable of providing opportunities and regulating their own learning.pt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectAvaliação de Potencial de Aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectCálculo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLearning Potential Assessment Devicept_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectCalculus - Study and teachingpt_BR
dc.titleUma prática avaliativa formativa utilizando a prova-com-consulta-ao-caderno em uma disciplina de cálculopt_BR
dc.title.alternativeAn assessment practice with the use of written-test-withconsultation-to-the-notebook in a calculus coursept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho foram realizadas uma reflexão e uma discussão a respeito de uma prática avaliativa com a utilização do instrumento prova-escrita-com-consulta-ao-caderno. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, com o objetivo geral de apresentar e discutir práticas avaliativas que permitem ao aluno consultar o material por ele produzido com vistas a evidenciar o potencial desse construto em momentos formais de Avaliação, buscando reconhecer as funções anexas da Regulação da Aprendizagem de acordo com Hadji (1994). A prática avaliativa desta pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral III de um curso de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina. Para a realização do estudo, foram feitas análises das produções escritas dos estudantes, em uma prova-escrita-com-consulta-ao-caderno após as intervenções escritas da professora, e das produções escritas presentes nas respostas a um questionário, cujo objetivo era coletar as percepções dos estudantes em participar dessa prática avaliativa. A partir das análises, foi possível reconhecer a utilização da prova-escrita-com-consulta-ao-caderno como propulsora das funções anexas ao conceito de regulação da aprendizagem, de acordo com Hadji (1994), e a validação do uso do caderno como recurso potente. A percepção do aluno em relação ao potencial do caderno em momentos formais de avaliação levou-os a fazer modificações no modo de construir o caderno, o que o tornou um construto potente, capaz de oportunizar e regular a própria aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6880483065570815pt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Marcele Tavares-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Juliana Alves de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9454-0208pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5057745004926514pt_BR
dc.contributor.referee3Mendes, Marcele Tavares-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
praticaavaliativadisciplinacalculo.pdf4,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
praticaavaliativadisciplinacalculo_produto.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons