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Título: O estado da arte quanto à utilização de veículos aéreos não tripulados para o levantamento de defeitos superficiais em pavimentos
Título(s) alternativo(s): The state of the art regarding the use of Unmanned Aerial Vehicles to survey surface defects in pavements
Autor(es): Duarte, Mike
Orientador(es): Bisconsini, Danilo Rinaldi
Palavras-chave: Predator (Drone)
Pavimentos - Manutenção e reparos
Análise estrutural (Engenharia)
Drone
Predator (Drone aircraft)
Pavements - Maintenance and repair
Structural analysis (Engineering)
Drone aircraft
Data do documento: 14-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DUARTE, Mike. O estado da arte quanto à utilização de veículos aéreos não tripulados para o levantamento de defeitos superficiais em pavimentos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020.
Resumo: Os defeitos superficiais em pavimentos rodoviários são uma preocupação que possui caráter econômico, de segurança e conforto aos usuários. Os métodos tradicionais de levantamento de tais defeitos são caros, demorados, loqueiam o tráfego e trazem riscos aos técnicos envolvidos. Diante disso, e buscando aproveitar as novas tecnologias emergentes, tais como os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa têm trabalhado para desenvolver métodos de aplicações dessas tecnologias para o levantamento de defeitos superficiais em pavimentos, buscando uma otimização do tempo e dos recursos financeiros envolvidos nesse processo. Por se ter inúmeras pesquisas acadêmicas relacionando temas como VANTs e Defeitos Superficiais dos Pavimentos, a realização de um estudo bibliográfico sobre esse tema é importante, uma vez que pesquisas dessa natureza são fundamentais e apresentam de forma sintetizada trabalhos acadêmicos do tema proposto, mostrando quando, como e comquais métodos e materiais os trabalhos acadêmicos estão sendo feitos. Portanto, este trabalho busca responder a essas questões por meio de uma revisão bibliográfica sobre pesquisas envolvendo temas relacionados ao uso de VANTs para a identificação de defeitos superficiais em pavimentos. Discute-se as técnicas e metodologias envolvidas nessas pesquisas e apresentam-se os principais resultados e as possíveis lacunas de tais trabalhos. De modo geral, alguns resultados mostraram-se promissores, com alta porcentagem de acerto de defeitos como trincas, panelas e remendos. Destaca-se ainda algumas dificuldades em relação aos algoritmos utilizados e métodos de VANTs na prática de Gerência de Pavimentos.
Abstract: Surface defects in road pavements are a concern that has an economic, safety and comfort to users. Traditional methods of surveying such defects are expensive, time-consuming, block traffic and pose risks to the technicians involved. Therefore, and seeking to take advantage of new emerging technologies, such as Unmanned Aerial Vehicles (UAVs), researchers and teaching and research institutions have been working to develop methods of applying these technologies to survey surface defects in pavements, seeking an optimization the time and financial resources involved in this process. Because there are countless academic researches relating to topics such as UAVs and Surface Defects of Pavements, the realization of a bibliographic study on this theme is important, since researches of this nature are fundamental and present in a summarized academic work the proposed theme, showing when, how and with what methods and materials academic work is being done. Therefore, this work seeks to answer these questions through a bibliographic review on research involving themes related to the use of UAVs for the identification of surface defects in pavements. The techniques and methodologies involved in these researches are discussed and the main results and possible gaps in such works are presented. In general, some results have shown promise, with a high percentage of correct defects such as cracks, pans and patches. It also highlights some difficulties in relation to the algorithms used and UAV methods in the practice of Pavement Management.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27495
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