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Título: A influência das características pessoais de estudantes de graduação e especialização na tomada de decisões na área das finanças
Título(s) alternativo(s): The influence of personal characteristics of undergraduate and specialization students in decision making in the area of finance
Autor(es): Mello, Liliane Cristina de
Hartkop, Querlin Caroline Piran
Orientador(es): Schvirck, Eliandro
Palavras-chave: Finanças pessoais
Orçamento pessoal
Psicologia cognitiva
Processo decisório
Risco (Economia)
Finance, Personal
Budgets, Personal
Cognitive psychology
Decision making
Risk
Data do documento: 9-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MELLO, Liliane Cristina de; HARTKOP, Querlin Caroline Piran. A influência das características pessoais de estudantes de graduação e especialização na tomada de decisões na área das finanças. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: As Finanças Comportamentais buscam compreender a relação entre a irracionalidade e a tomada de decisão dos investidores, atribuindo-se que parte da decisão tem forte influência emocional. A Teoria das Perspectivas, elaborada por Kahneman e Tversky (1979), é uma base teórica importante na compreensão do comportamento dos investidores, explicando vieses cognitivos no processo de tomada de decisão. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo verificar se a evolução acadêmica e as características pessoais dos discentes da área de administração, contabilidade e especialização em Gestão Contábil e Financeira, competem para que os agentes emocionais não interfiram na tomada de decisões financeiras. O mesmo foi realizado a partir da replicação do estudo desenvolvido por Kahneman e Tversky (1979). Para isso, utilizou-se uma pesquisa de campo (survey), por meio de um questionário criado pelos autores já citados. Posteriormente, realizou-se um estudo estatístico descritivo e comparativo com os resultados obtidos pelos precursores e pelos autores Silva et. al. (2009) que também replicaram esta pesquisa referindo-se aos efeitos estudados (efeito certeza, isolamento e reflexo). Os resultados obtidos indicaram que não houve influência significativa da evolução acadêmica, e das características pessoais: idade, gênero e renda, no processo decisório, pois os estudantes tomam decisões semelhantes no que tange ao risco e aversão a perdas. A única variável que teve influência foi o grau de conhecimento sobre mercado de ativos, pois, os discentes com maior conhecimento na área tiveram maior propensão ao risco que os demais. Por fim, comparou-se os resultados da pesquisa com os autores Silva et. al. (2009) e Kahneman e Tversky (1979), observou-se que estes eram muito semelhantes, e confirmaram a presença dos efeitos comportamentais descritos na Teoria das Perspectivas.
Abstract: Behavioral Finance seeks to understand the relationship between irrationality and decision-making of investors, attributing that part of the decision has a strong emotional influence. The Prospect Theory, developed by Kahneman and Tversky (1979), is an important theoretical basis for understanding the behavior of investors, explaining cognitive biases in the decision-making process. In this sense, the present research aimed to verify whether the academic evolution and the personal characteristics of students in the area of administration, accounting and specialization in Accounting and Financial Management, influence so that emotional agents do not interfere in financial decision-making. The present study was done through the replication of the research developed by Kahneman and Tversky (1979). For this, a survey was employed through a questionnaire created by the authors already mentioned. Subsequently, a descriptive and comparative statistical study was carried out with the results obtained by the precursors and by the authors Silva et. al. (2009) who also replicated this research referring to the studied effects (certainty, isolation and reflex effect). The results obtained indicated that there was no significant influence of the academic evolution, and of the personal characteristics: age, gender and income, in the decision-making process, since students make similar decisions regarding risk and aversion to losses. The only variable that had an influence was the degree of knowledge about the asset market, since students with more knowledge in the area were more prone to risk than the others. Finally, the results of the research were compared with the authors Silva et. al. (2009) and Kahneman and Tversky (1979), it was observed that these were very similar, and confirmed the presence of the behavioral effects described in the Prospect Theory.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27474
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