Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27322
Título: Uma proposta para proteção térmica do motor de indução trifásico utilizando redes neurais artificiais e sensor de baixo custo
Autor(es): Lopes, Tiago Drummond
Orientador(es): Goedtel, Alessandro
Palavras-chave: Redes Neurais Artificiais
Motores elétricos de indução
Controle de temperatura
Neural networks (Computer science)
Electric motors, Induction
Temperature control
Data do documento: 10-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: LOPES, Tiago Drummond. Uma proposta para proteção térmica do motor de indução trifásico utilizando redes neurais artificiais e sensor de baixo custo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014.
Resumo: Este trabalho propõe o estudo, desenvolvimento e implementação de um sistema para monitoramento da temperatura e projeção deste valor alguns minutos a frente utilizando um sensor de temperatura de baixo custo. Mais especificamente, o trabalho utiliza uma rede neural artificial para estimar a temperatura na carcaça de um motor de indução trifásico com base na dinâmica térmica da máquina. A base de dados utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi obtida através experimentos realizados em uma bancada de teste. O protótipo é validado com duas máquinas trabalhando com variação de conjugado e diferentes taxas de desequilíbrio de tensão em sua alimentação.
Abstract: This work proposes the study, development and also implementation of a system for temperature monitoring and projection of this value a few minutes in advance by using a low cost temperature sensor. Specifically, this work uses a neural network to estimate the carcass temperature in a three phase induction motor based on the machine thermal dynamics. The database used for the development of this work was gathered from the experiments performed on a test bench. The prototype was validated with two machines working with a variation of conjugate and different rates of voltage unbalance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27322
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Industrial Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COELT_2013_2_06.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
73,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.