Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27317
Título: Análise da importância de controladores digitais na medição da temperatura do enrolamento em transformadores a óleo
Autor(es): Lima, Gustavo Sales de
Orientador(es): Heinemann, Eduardo
Palavras-chave: Transformadores elétricos
Ensaios
Isoladores e isolamentos elétricos - Óleos
Electric transformers
Essays
Electric insulators and insulation - Oils
Data do documento: 10-Abr-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: LIMA, Gustavo Sales de. Análise da importância de controladores digitais na medição da temperatura do enrolamento em transformadores a óleo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em automação industrial) – Universidade tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como finalidade, apresentar uma análise do ensaio de elevação de temperatura em transformadores a óleo associado com a definição de parâmetros de controle na medição e monitoramento de temperatura, de transformadores a óleo, focando na evolução desse controle com a utilização de controladores digitais existentes no mercado, suas funcionalidade e interface com o operador e otimização do monitoramento da temperatura de transformadores. Sendo a temperatura uma variável de diagnóstico importantíssima na vida útil do transformador, porém não levada em conta por muitos compradores que contatam os fabricantes no momento da compra, colocando como um dos requisitos técnicos a obtenção real dos gradientes envolvidos na set de parâmetros dos controladores hoje existentes nesse monitoramento, que se erroneamente parametrizados poderão gerar valores não reais para o eficiente monitoramento dessa variável.
Abstract: This work aims to present an analysis of temperature rise test on transformers associated with the definition of control parameters in the measurement and monitoring of temperature, oil transformers, focusing on the evolution of this control with the use of digital controllers on the market, their functionality and interface with the operator and optimization of temperature monitoring of transformers. The temperature being a variable of important diagnosis in the life of the transformer, but not taken into account by many buyers who contact the manufacturers at the time of purchase, posing as one of the technical requirements to obtain the real gradients involved in the set of parameters of the controllers today that existing monitoring, which can generate parameterized wrongly unreal values for efficient monitoring of this variable.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27317
Aparece nas coleções:CP - Tecnologia em Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COAUT_2015_1_03.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.