Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27294
Título: Identificação de uma malha de mistura utilizando um algoritmo de evolução diferencial
Autor(es): Carvalho, William Espanhol de
Orientador(es): Castoldi, Marcelo Favoretto
Palavras-chave: Dispositivos de treinamento simulado
Estimativa de parâmetros
Algoritmos
Synthetic training devices
Parameter estimation
Algorithms
Data do documento: 8-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: CARVALHO, William Espanhol. Identificação de uma malha de mistura utilizando um algoritmo de evolução diferencial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: Processos industriais têm suma importância e destaque no meio econômico. A medida em que ficam mais complexos e dinâmicos, é imprescindível que toda uma gama de novas tecnologias seja usada para atingir os objetivos produtivos. Dentro desse contexto surgem os controladores de processo, hoje essenciais para que uma planta industrial funcione com eficiência e segurança. Para que os controladores de processo atuem de forma significativa, é necessário que seus parâmetros característicos sejam bem dimensionados, bem como os parâmetros da própria malha de trabalho. O objetivo desse trabalho é realizar a identificação de parâmetros de uma malha de um processo de mistura da planta industrial através de um algoritmo de evolução diferencial. O trabalho é desenvolvido em um processo de mistura no qual a curva de temperatura é caracterizada como uma resposta a uma entrada degrau. A partir de dados coletados de uma Planta Didática Industrial, o presente trabalho visa apresentar uma maneira de se identificar os parâmetros de uma malha de mistura, através do uso de um algoritmo evolutivo diferencial e sua implementação simultânea no Matlab e Simulink®.
Abstract: Industrial processes have huge importance and highlight in the economic scenario. The extent to which become more complex and dynamic, it is essential that a whole range of new technologies to be used to achieve the production goals. In this context appear the process controllers, today essential for an industrial plant to operate efficiently and safely. For the process controllers operate significantly, it is necessary that its characteristic parameters to be properly dimensioned, as well as the parameters of the grid itself. The aim of this paper is to identify the parameters of a grid of a mixing process of the plant through a differential evolution algorithm. The work is carried out in a mixing process in which the temperature curve is characterized as a response to a step input. From data collected from an industrial didactic plant, this paper presents a way to identify the parameters of a mixture grid through the use of an evolutionary algorithm differential and its simultaneous implementation in Matlab and Simulink®.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27294
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COELT_2016_2_11.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.