Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27204
Título: Educação ambiental critica: leitura da paisagem como aporte na formação continuada da rede municipal
Título(s) alternativo(s): Critical environmental education: reading the landscape as a contribution to the continuing education of the municipal network
Autor(es): Guimarães, Juliana
Orientador(es): Mello, Nilvania Aparecida de
Palavras-chave: Plantas comestíveis
Educação ambiental
Ciência do solo
Freire, Paulo, 1921-1997
Plants, Edible
Environmental education
Soil science
Data do documento: 16-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GUIMARÃES, Juliana. Educação ambiental critica: leitura da paisagem como aporte na formação continuada da rede municipal. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: A crise ambiental vivenciada atualmente atingiu níveis acentuados e preocupantes. Frente a essa realidade, faz-se necessário desenvolver ações que visem à incorporação da Educação Ambiental Crítica nas instituições de ensino, propondo estratégias para mitigar os problemas socioambientais. A Educação Ambiental Crítica é fundamental, pois oportuniza a possibilidade da transformação social, a qual tem como pressuposto teórico Paulo Freire. Esse processo educativo precisa estar pautado na dialogicidade, interdisciplinaridade, emancipação, autonomia, criticidade, contextualização e problematização da realidade socioambiental. Com isso, destaca-se a relevância da utilização de ferramentas que façam parte do cotidiano dos indivíduos para que, por meio disso, ocorra uma aproximação do indivíduo aos problemas com os quais ele convive, possibilitando o desenvolvimento de uma postura crítica perante sua realidade. Enfatiza-se aqui a importância da formação continuada dos professores, no sentido de formar agentes multiplicadores, que assumam a responsabilidade de passar adiante o conhecimento, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, fortalecendo assim as bases da coletividade, a fim de reduzir o nível de desinformação da população e consequentemente mudar e ampliar conhecimentos, bem como, as atitudes em relação ao ambiente. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar a contribuição da Educação Ambiental Crítica utilizando como ferramenta a leitura da paisagem na formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa-ação, tendo como instrumento de coleta de dados questionários estruturados, por meio do aplicativo Google Forms, seguida da aplicação de oficinas pedagógicas para o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos docentes participantes e, por fim, a elaboração de material de apoio, no formato de sequências didáticas. Neste estudo foi utilizada a técnica da leitura da paisagem a partir da abordagem francesa, que integra vários conhecimentos, instigando o indivíduo a analisar, conhecer e entender as relações ambientais do meio em que vive, objetivando a apropriação do conhecimento de maneira contextualizada, integradora, crítica e emancipatória. A leitura da paisagem simplificada foi sistematizada nas seguintes etapas: (1) leitura do ambiente para o reconhecimento de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc); (2) dedução das características e condições do solo existente nesse espaço; (3) discussão sobre o ambiente e a importância dele, de maneira crítica, possibilitando a prática da Educação Ambiental. O estudo ocorreu no município de Clevelândia-PR, entre os meses de agosto, setembro e outubro de 2021 e contou com dezesseis professores participantes, da Rede Municipal de Ensino. Após a participação nas oficinas pedagógicas observou-se, com base nos dados coletados, que houve a incorporação dos princípios fundamentais da Educação Ambiental Crítica, pois os participantes demonstraram avanços expressivos em relação às temáticas abordadas nas oficinas. Os docentes compreenderam as Panc, o solo e eles mesmos como integrantes da paisagem, perceberam a importância do processo de formação continuada e reconheceram-se como agentes multiplicadores, com isso pode-se afirmar que tais resultados implicam em melhorias na qualidade de vida, no processo de ensino e aprendizagem e contribuem para a mitigação dos problemas socioambientais.
Abstract: The environmental crisis currently experienced has reached high and worrying levels. Faced with this reality, it is necessary to develop actions aimed at the incorporation of Critical Environmental Education in educational institutions, proposing strategies to mitigate socio-environmental problems. Critical Environmental Education is fundamental, as it provides the possibility of social transformation, which has Paulo Freire as a theoretical assumption. This educational process needs to be guided by dialogicity, interdisciplinarity, emancipation, autonomy, criticality, contextualization and problematization of the socio-environmental reality. In this case, the relevance of the use of tools that are part of the daily life of individuals is highlighted so that, through this, an individual can be brought closer to the problems with which he lives, enabling the development of a critical attitude towards his reality. The importance of continuing teacher education is emphasized here, in the sense of training multiplier agents, who assume the responsibility of passing on knowledge, from the perspective of Critical Environmental Education, thus strengthening the foundations of the community in order to reduce the level of misinformation. population and consequently change and expand knowledge, as well as attitudes towards the environment. The general objective of this research was to identify the contribution of Critical Environmental Education using the reading of the landscape as a tool in the continuing education of teachers in the Municipal Education Network. The methodology used was an action research, using structured questionnaires as an instrument of data collection, through the Google Forms application, followed by the application of pedagogical workshops to improve the pedagogical practice of the participating teachers and, finally, the elaboration of support material, in the format of didactic sequences. In this study, the technique of landscape reading was used from the French approach, which integrates various knowledge, encouraging the individual to analyze, know and understand the environmental relations of the environment in which he lives, aiming at the appropriation of knowledge in a contextualized, integrative, critical and emancipatory. The reading of the simplified landscape was systematized in the following steps: (1) reading of the environment for the recognition of Unconventional Food Plants (Panc); (2) deduction of the characteristics and conditions of the existing soil in that space; (3) discussion about the environment and its importance, in a critical way, enabling the practice of Environmental Education. The study took place in the municipality of Clevelândia-PR, between the months of August, September and October 2021 and had sixteen participating teachers from the Municipal Education Network. After participating in the pedagogical workshops, it was observed, based on the data collected, that there was the incorporation of the fundamental principles of Critical Environmental Education, as the participants showed significant advances in relation to the themes addressed in the workshops. The teachers understood the Panc, the soil and themselves as part of the landscape, they realized the importance of the process of continuing education and recognized themselves as multiplying agents, with this it can be said that such results imply improvements in the quality of life, in the teaching and learning process and contribute for the mitigation of socio-environmental problems.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27204
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientalcritica.pdf8,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons