Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27160
Título: Acumulação flexível e ambiente de trabalho: acidentes de trabalho no setor automotivo paranaense
Autor(es): Laureth, Waleska Camargo
Orientador(es): Amorim, Mário Lopes
Palavras-chave: Acidentes de trabalho
Tecnologia
Segurança do trabalho
Saúde do trabalhador
Ambiente de trabalho
Industrial accidents
Technology
Industrial safety
Health of workers
Work environment
Data do documento: 16-Jun-2008
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LAURETH, Waleska Camargo. Acumulação flexível e ambiente de trabalho: acidentes de trabalho no setor automotivo paranaense. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
Resumo: Investigar os acidentes de trabalho ocorridos entre os anos de 2002 e 2005 nas montadoras de autoveículos instaladas no Paraná é o objetivo desta pesquisa. Para tanto, recorre-se a metodologia predominantemente qualitativa de cunho interpretativista na análise do material de pesquisa que se constitui de documentos periciais judiciais, entrevistas, relatórios oficiais de fiscalizações e dados estatísticos sobre acidentes de trabalho. O objetivo principal da pesquisa é identificar os principais fatores que contribuíram para a ocorrência de acidentes de trabalho nas três montadoras estudadas. Tendo como conceito central a noção marxista de processo de trabalho no entendimento da ocorrência dos acidentes e das doenças ocupacionais, o olhar se direciona para as relações sociais construídas no ambiente de trabalho das montadoras que são analisadas a partir da divisão em três grandes grupos de variáveis: físicas, organizacionais e psicossociais. A predominância dos acidentes de trabalho diz respeito a casos de Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, que distante de apresentar uma causa única de incidência apresenta-se como resultado da soma de fatores de risco. No caso das montadoras pesquisadas, trabalhos manuais e ergonomicamente inadequados, trabalho em ritmo intenso e o gerenciamento do processo de trabalho pelo assédio foram os principais fatores que contribuíram na ocorrência de acidentes de trabalho. É na soma das variáveis que se observam os fatores de risco para a saúde do trabalhador, pois ainda que analisadas separadamente, na realidade fazem parte de uma conjuntura mais ampla que influencia a Segurança e a Saúde do Trabalhador.
Abstract: Investigar los accidentes de trabajo que ocurrieron entre los años 2002 y 2005 em las montadoras de automóviles instaladas em Paraná es el objetivo de esta investigación. Para ello se utiliza la metodología predominantemente cualitativa de carácter interpretativista para el análisis del material de investigación, que se constituye de documentos jurídicos, entrevistas, informes oficiales de fiscalizaciones y datos estadísticos. El objetivo principal de la investigación es identificar los principales factores que contribuyeron a la ocurrencia de los accidentes de trabajo em las tres montadoras estudiadas. El concepto de proceso de trabajo orienta la comprensión de los accidentes sobre la perspectiva de las relaciones laborales, que son analizadas a partir de tres grupos de variables: fisicas, organizacionales y psicosociales. Los accidentes de trabajo ocurren debido a los esfuerzos repetitivos que realizan los trabajadores, provocando las Lesiones por Movimientos Repetitivos. En el caso de las montadoras investigadas la presencia de trabajos manuales y sin adecuación ergonómica, actividades em ritmo intenso y la gestión de la fuerza de trabajo a través del acoso son los principales factores que contribuyeron a la ocurrencia de dichos accidentes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27160
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Laureth, Waleska Camargo_2008.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons