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Título: As interfaces como artefatos mediadores e sua evolução em um programa de leitura em língua inglesa a distância
Autor(es): Barsotti, Carla
Orientador(es): Silva, Maclovia Correa
Palavras-chave: Ensino à distância
Interação homem-máquina
Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Língua inglesa - Estudo e ensinoo
Distance education
Human-computer interation
User interfaces (Computer systems)
Educational technology
Educational innovations
English language - Study and teaching
Data do documento: 13-Dez-2002
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BARSOTTI, Carla. As interfaces como artefatos mediadores e sua evolução em um programa de leitura em língua inglesa a distância. 2002. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2002.
Resumo: Com o intuito de contribuir para uma melhor compreensão dos elementos presentes na interação SHC e aprimorar o canal de comunicação na EaD, esta dissertação teve como objetivo verificar se as interfaces computacionais de um curso de leitura em língua inglesa a distância via web mediam a atividade humana de forma amigável. Para tanto foi realizada uma investigação descritiva da evolução de tais interfaces buscando-se uma perspectiva para a análise através da aproximação da teoria da atividade e dos conceitos de gênero, enunciado e dialogismo. O enfoque de análise qualitativo e a participação da pesquisadora como usuária possibilitaram observar os problemas de compreensão, de mensagens obscuras e de erros, decorrentes da utilização das interfaces computacionais. Os objetivos desta pesquisa foram satisfatoriamente atingidos pois, a partir da compreensão da relação de uso entre a aplicação computacional e o usuário, mesmo com as limitações encontradas durante o estudo, foi possível realizar a análise das interfaces computacionais do programa piloto ‘Auto-instrução em Leitura em Inglês via rede para pós graduandos’ e sua evolução no curso ‘Ensino auto-direcionado de leitura em inglês’. Através da análise comparativa das interfaces e com o auxílio das concepções teóricas apresentadas, constatou-se que as funções comunicativas são expressas por vários tipos de linguagens. Estas funções, apesar de se dirigirem ao usuário plural, adquirem significações idiossincráticas resultantes da interação do usuário com a interface. Comprovou-se que as interfaces computacionais representam para o usuário as condições de uso do artefato e a maneira através da qual as ações podem ser realizadas, através do apoio ou impedimento de certas operações. Elas são compostas por várias representações com capacidade comunicativa e têm como papel principal promover e facilitar a relação do usuário com um objeto. Entretanto as representações das interfaces quando ineficientes causam dificuldades ao usuário levando-o a acionar operações inapropriadas ou indesejadas que resultam, por vezes, em impedimento de ações, ou seja, rupturas. Ficou evidenciado que as interfaces do projeto piloto sofreram modificações as quais indicam a evolução de algumas de suas características e a manutenção de outras. Observou-se que as potencialidades da mídia passaram a ser mais bem exploradas no curso, conferindo um maior grau de amigabilidade às interfaces e facilitando o processo de interação SHC. Concluiu-se que o grau de amigabilidade das interfaces depende tanto do seu design como do conhecimento prévio de seus usuários. Estes necessitam de interfaces computacionais que comuniquem o seu propósito e sejam auto-explicativas, funcionais, eficientes e amigáveis permitindo que a atenção do usuário se mantenha na tarefa a ser desempenhada e não na operação do artefato. A partir dos resultados da pesquisa pode-se afirmar que os artefatos computacionais além de evoluírem rapidamente e necessitarem de especialistas de áreas diversas para o seu desenvolvimento, requerem constante reavaliação pois a sua utilização pode sofrer modificações dentro da atividade de uso. Ao conhecer e lançar mão das características e possibilidades do gênero hipermidiático, o designer pode promover a compreensão responsiva do usuário. Desse modo designers e usuários serão capazes de utilizar os recursos existentes de forma mais adequada.
Abstract: With the purpose of contributing for a better understanding of the elements involved in the human computer interaction process, as well as improving the communication channel in distance education, this dissertation aimed at verifying if the computer interfaces of a distance English language reading course via web can mediate the human activity in a friendly way. A descriptive investigation of the evolution of those interfaces was held, searching for an analytic perspective through the approximation of the activity theory and the concepts of gender, utterance and dialogism. The focus on qualitative analysis and the researcher’s participation as a user made possible to observe the comprehension problems, obscure messages and errors, resulting from the computer interface usage. The goals of this research were satisfactorily achieved because of the comprehension of the usage relation between the computer application and the user. Despite the limitations faced during the research, it was possible to accomplish the pilot program ‘Auto instrução em Leitura em Inglês via rede para pós-graduandos’ computer interface analysis and its evolution into the course ‘Ensino auto-direcionado de leitura em inglês’. Through the comparative analysis of interfaces and with the help of the theoretical concepts presented, it was confirmed that the communicative functions are expressed by several kinds of languages. These functions, in spite of being directed to the plural user, acquire idiosyncratic meanings resulting from the interaction between the user and the interface. It was proven that the computer interfaces represent for the user the artifact usage conditions and the way actions can be taken, through the support or prevention of some operations. The interfaces are composed of several representations with communicative capacity and have as a main role to promote and facilitate the relation between the user and an object. However, inefficient interface representations cause difficulties to the user leading him to run inappropriate or unwanted operations which result, sometimes, in the prevention of actions, or breakdowns. It was proven that the interfaces of the pilot project underwent modifications which indicate the evolution of some of its characteristics and the maintenance of others. It was observed that the media potentialities turned to be better exploited in the course, assigning a greater degree of friendliness to the interfaces and facilitating the HCI process. It was concluded that the degree of interfaces friendliness depends not only on their design, but also on the previous knowledge of their users. The latter need computer interfaces that communicate their purpose and are self explanatory, functional, efficient and friendly. Their attention can thus be kept on the task to be accomplished and not on the artifact operation. Based on the results obtained it can be stated that the computer artifacts, besides needing specialists from several areas for their development, require constant reevaluation for activity can modify their usage. The designer, once aware of the characteristics and possibilities of the hipermediatic gender, can promote the user’s responsive comprehension. This way designers and users will be able to use the existing resources in a more adequate way.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27127
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