Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27125
Título: Uma concepção comunicativa de educação tecnológica
Autor(es): Kominek, Andréa Maila Voss
Orientador(es): Bastos, João Augusto de Souza Leão de Almeida
Palavras-chave: Ensino técnico
Tecnologia educacional
Comunicação - Filosofia
Cultura
Tecnologia - Aspectos sociais
Habermas, Jürgen, 1929-
Technical education
Educational technology
Communication - Philosophy
Culture
Technology - Social aspects
Data do documento: 8-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KOMINEK, Andréa Maila Voss. Uma concepção comunicativa de educação tecnológica. 2000. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2000.
Resumo: O estudo consiste em uma pesquisa filosófica que discute questões da educação tecnológica, faz reflexões apoiadas na Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas e propõe a concepção comunicativa de educação tecnológica como possibilidade de atender, de forma mais ampla e eficaz, às necessidades da sociedade. Com este objetivo, realiza a fundamentação filosófica da Teoria da Ação Comunicativa e da educação tecnológica; explora a importância da linguagem dentro da teoria, salientando sua construção cultural; discute o conceito de cultura; aborda a interação e interdependência entre cultura, sociedade e tecnologia na sociedade capitalista contemporânea; traça um breve histórico do ensino técnico no Brasil; e aponta para a importância de se evitar uma postura crente e ingênua perante a tecnologia. Finalmente, examina como a educação tecnológica, tradicionalmente ligada ao fazer e à indústria, pode contribuir, numa concepção comunicativa que enfatiza a dimensão humana, valoriza e incentiva a troca e o diálogo e opta pela reflexão em substituição à assimilação, para uma produção efetivamente social da tecnologia. Procura mostrar, desta forma, que a educação tecnológica pode e deve auxiliar o cidadão a preparar-se para viver a atual realidade de aceleradas transformações tecnológicas, usufruindo-as, e não por elas sendo dominado
Abstract: The purpose of this study is to identify a philosophical research that argues questions about technological education, reflects on the Communicative Action Theory of Jürgen Habermas, and propounds the communicative conception of technological education as a possibility to take care of, in a wider and more efficient way, the society's necessities. With this objective, it carries out the philosophical fundamentals of the Communicative Action Theory and the technological education; it explores the importance of the language in the theory, pointing out its cultural construction; it argues the culture concept; it approaches the interaction and interdependence among culture, society and technology in the contemporary capitalist society; it traces a historical summary of technical education in Brazil; and points to the importance of preventing a believing and ingenuous posture on technology. Finally, it examines how the technological education, traditionally, connected to "making" and the industry, can contribute, in a communicative conception, that emphasizes the human being dimension, values and stimulates the swap and the dialogue and opts for the reflection instead of the assimilation, for an effectively social production of the technology. It tries to show, in this manner, that the technological education can and must assist the citizen in preparing himself to live the present reality of rapid technological changes, taking advantage of them, and not being dominated for them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27125
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Kominek, Andrea Maila Voss_2000.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
743,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons