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Título: Entre vozes e fragmentos: a construção da memória por meio da “outridade” em Relato de um Certo Oriente, de Milton Hatoum
Título(s) alternativo(s): Between voices and fragments: the construction of memory through the “otherness” perspective in Relato de um Certo Oriente, by Milton Hatoum
Autor(es): Isabela, Bossei
Orientador(es): Sales, Cristiano de
Palavras-chave: Memória
Literatura brasileira - séc. XX
Narrador
Hatoum, Milton, 1952-
Memory
Brazilian literature - 20th century
Storyteller
Data do documento: 9-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BOSSEI, Isabela. Entre vozes e fragmentos: a construção da memória por meio da “outridade” em Relato de um Certo Oriente, de Milton Hatoum. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo estudar a construção da memória por meio do papel da “outridade” em Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum. Foram analisados trechos e suas significações com enfoque nos conceitos da tese de Diana Klinger (2006) sobre o papel do narrador “etnógrafo”. Tentou-se fazer do procedimento de Klinger um ângulo de observação e de estudo da narradora do romance em questão, pois esta busca se reconectar com (ou mesmo reconstruir) seu “eu” anterior por meio do acesso às lembranças do passado e da memória trazida por um grupo de personagens também narradores: daí a “outridade”. Além disso, para fundamentar a pesquisa, fomos às fontes com as quais Diana Klinger dialogou em sua tese, a saber, Walter Benjamin (1987) e Silviano Santiago (2002), de modo a explorar problematizações em relação ao narrador e relacioná-los ao papel da memória constituída na obra. A conclusão a que se chegou foi a de que a narrativa de Milton Hatoum permite pequena adaptação no método etnográfico sugerido por Klinger.
Abstract: This monograph aims to study the construction of memory through the role of “otherness” in Milton Hatoum’s Relato de um certo oriente (1989). Excerpts and their meanings were analyzed with a focus on the concepts of Diana Klinger’s (2006) thesis on the role of the “ethnographic” narrator. An attempt was made to turn Klinger’s procedure into an angle of observation and study of the narrator of the novel in question, as she seeks to reconnect with (or even reconstruct) her previous “self” through access to memories of the past and the memory brought by a group of characters also narrators: hence the “otherness”. Furthermore, to support the research, we went to the sources with which Diana Klinger dialogued in her thesis, namely, Walter Benjamin (1987) and Silviano Santiago (2002), in order to explore problematizations in relation to the narrator and relate them to the role of the memory constituted in the work. The conclusion reached was that Milton Hatoum’s narrative allows a small adaptation in the ethnographic method suggested by Klinger.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27105
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