Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27095
Título: | Significados do patrimônio cultural para a sociedade: um estudo de caso sobre o cento histórico da Lapa / PR |
Título(s) alternativo(s): | Meanings of the cultural patrimony for society: case study about the Lapa city’s (Paraná State, Brazil) historical center |
Autor(es): | Afonso, Caroline Ganzert |
Orientador(es): | Ono, Maristela Mitsuko |
Palavras-chave: | Patrimônio cultural Cultura Centros históricos - Lapa(PR) Cultural property Culture Historic districts - Lapa(PR) |
Data do documento: | 16-Fev-2009 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | AFONSO, Caroline Ganzert. Significados do patrimônio cultural para a sociedade: um estudo de caso sobre o centro histórico da Lapa / PR. 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2009. |
Resumo: | Esta pesquisa visa discutir significados do patrimônio cultural para a sociedade, que significações são atribuídas a cidades e bens tombados, sob a ótica de comunidades locais e pesquisadores da área de patrimônio, em especial, arquitetos. Com base em um estudo de caso sobre o centro histórico da cidade da Lapa / PR, com abordagem metodológica de cunho qualitativo, de natureza interpretativa, analisam-se diferentes significações e posturas em relação ao patrimônio cultural. Os procedimentos metodológicos compreendem: entrevistas, questionários, mapas mentais e imagens que representam a cidade sob a ótica dos habitantes lapeanos, bem como depoimentos de arquitetos e profissionais ligados a instituições públicas de cultura. A discussão dos resultados da pesquisa abrange análises sobre as condições de preservação do conjunto tombado, buscando relações com significações atribuídas ao patrimônio histórico pela população local e pesquisadores da área de patrimônio, acerca do espaço tombado. Busca-se, com esta dissertação, contribuir para um melhor entendimento sobre o processo de tombamento, com base na opinião da comunidade local e de profissionais da área de patrimônio, que trazem à tona significações atribuídas por estes grupos a bens materiais que fazem parte das relações de identificação e memória da cidade de seus cidadãos. |
Abstract: | This research aims at discussing about meanings of the cultural patrimony for society; which meanings are related to cities and material patrimony, from the local inhabitants’ as well as from the patrimony field’s researchers (mainly architects) point of view. Based on a case study that was conducted on the historical center of Lapa city (Paraná state, Brazil), different meanings and behaviors related to the cultural patrimony were analyzed, following a qualitative and an interpretive methodological approach. The research methods include: interviews, questionnaires, mental maps, and images that represent Lapa city, from its inhabitants’ point of view, as well from architects’ and from other professionals’ (who work at public cultural institutions) point of view. The main results of this research include some analysis about the preservation condition of the material patrimony of Lapa city, searching for its relationship with its meanings for the local population, and for patrimony field’s researchers. This research aims at contributing for a better understanding about the process of cultural patrimonialization, based on the opinion of the local community, as well as of the patrimony professionals. It brings to light multiple meanings of the material culture, which is inter-related to the city’s identity, as well as to citizens’ identity and memory. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27095 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_M_PPGTE_Afonso, Caroline Ganzert_2009.pdf Disponível a partir de 5000-01-01 | 16,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons