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Título: Design industrial e diversidade cultural: um estudo de caso na Electrolux do Brasil S.A. e Multibrás S.A
Autor(es): Ono, Maristela Mitsuko
Orientador(es): Carvalho, Marília Gomes de
Palavras-chave: Desenho industrial
Designers
Normalização
Empresas - Aspectos sociais
Cultura
Design, Industrial
Designers
Standardization
Business enterprises - Social aspects
Culture
Data do documento: 16-Set-1999
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ONO, Maristela Mitsuko. Design industrial e diversidade cultural: um estudo de caso na Electrolux do Brasil S.A. e Multibrás S.A. 1999. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 1999.
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo identificar o papel do design industrial diante da questão da diversidade cultural. Foi conduzido na Electrolux do Brasil S.A. e Multibrás S.A, empresas originalmente nacionais, que se tornaram, respectivamente, subsidiárias das corporações multinacionais Electrolux, que opera na América do Sul, e Multibrás S.A., que opera na América Latina. O estudo parte de uma abordagem histórica sobre a padronização e a diversificação de produtos no design industrial, e acerca das funções e dimensão cultural dos objetos. Com base em opiniões levantadas junto aos designers das referidas empresas e em pesquisa documental, discute o papel do design industrial diante da questão da diversidade cultural, em relação às funções de estima, de uso e técnica dos produtos. Trata, ainda, das influências dos produtos importados e do design conceitual na construção de desejos, do paradoxo do fator "custo" na diversificação do design de produtos, e das tendências à individualização, padronização "global" e hibridismo no design industrial. Desta forma, destaca a relevância de uma postura dos designers industriais que priorize a busca de oportunidades de emancipação, auto-organização e auto-realização das pessoas, diante do sistema capitalista, cujo objetivo principal é o lucro e a ampliação de capital, e do processo de globalização, onde coexistem forças paradoxais, tanto de uniformização, quanto de diversificação. Coloca, assim, o design industrial como um importante mediador entre as construções materiais, as práticas e o universo simbólico dos indivíduos e sociedades, e como co-responsável pela preservação da pluralidade de identidades e patrimônios culturais da humanidade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27093
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