Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27071
Título: Análise de estabilidade estática de tensão utilizando o método de Newton-Raphson convencional para resolução do problema de fluxo de carga
Autor(es): Oliveira, Lucas Torres Dias
Orientador(es): Shiguemoto, Grabriela Helena Bauab
Palavras-chave: Sistemas de energia elétrica
Sistemas de energia elétrica - Estabilidade
Medidores de tensão
Electric power systems
Electric power system stability
Strain gages
Data do documento: 18-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: OLIVEIRA, Lucas Torres Dias. Análise de estabilidade estática de tensão utilizando o método de Newton-Raphson convencional para resolução do problema de fluxo de carga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo de estabilidade estática de tensão realizada através da produção de um programa computacional implementado via MATLAB para o cálculo do fluxo de carga de sistemas elétricos de potência utilizando o método convencional de Newton-Raphson. A comprovação dos resultados obtidos no cálculo do fluxo de carga do programa implementado é realizada através da comparação com as respostas apresentadas pelo programa profissional ANAREDE, onde por meio destes é avaliado a margem de estabilidade de tensão que consiste na quantidade de carga adicional, a partir de um ponto de operação, que causaria a perda da estabilidade do sistema. O sistema teste avaliado é o sistema Sul-Sudeste reduzido de 45 barras onde testes avaliam o comportamento da margem de estabilidade de tensão ao acréscimo de carga em modelo de potência constante e modelo ZIP, e ao atingimento de limites de produção de potência reativa de geradores.
Abstract: This paper presents a static voltage stability study, performed by a MATLAB computer program, to calculate the load flow of power system using the conventional Newton-Raphson method. The evidence of the results obtained in the calculation of the implemented load flow program is performed by comparison with the answers given by the professional program ANAREDE, where through is evaluation the margin of voltage stability is accessed, that is the amount of additional load from an operating point that would cause the loss of system stability. The estimated test system is the reduced South-East Brazilian system with 45 buses where tests measure the voltage stability margin behavior of the load increase in the power and ZIP load models, and the effect of the generators reactive power production limits.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27071
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COELT_2017_1_02.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.