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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27048
Título: | Impactos da pandemia de covid-19 no transporte público de Toledo-PR |
Título(s) alternativo(s): | The impacts of the COVID-19 pandemic on public transportation in Toledo-PR |
Autor(es): | Costa, Isabella Agustini da |
Orientador(es): | Ramos, José Gustavo Venâncio da Silva |
Palavras-chave: | Transporte - Trânsito de passageiros Transporte urbano Ônibus Transportation - Passenger traffic Urban transportation Buses |
Data do documento: | 22-Nov-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | COSTA, Isabella Agustini da. Impactos da pandemia de covid-19 no transporte público de Toledo-PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021. |
Resumo: | É evidente que a pandemia do novo coronavírus causou diversos impactos econômicos e sociais no mundo inteiro, inclusive nos meios de transporte utilizados pelas populações. Por serem ambientes de fácil disseminação do vírus, devido às aglomerações causadas pelos mesmos, os ônibus foram um dos modais mais afetados com o avanço da doença. Com isso, o presente trabalho visou analisar os impactos da COVID-19 no transporte público por ônibus no município de Toledo-PR, uma cidade de médio porte, localizada no interior do estado. Por meio deste, ponderou-se estatisticamente as diferenças entre os dados anteriores à pandemia e os dados durante a pandemia. Entre as variáveis analisadas estão os números de casos confirmados, de óbitos e de vacinados contra a doença, a quantidade de passageiros utilizando o transporte e os decretos estudais e municipais estabelecidos no período. Como resultado obteve-se que os sábados e domingos foram os dias que mais sofreram redução de passageiros após o início da pandemia. Essa redução pode ser vinculada à diminuição das atividades de lazer pela população, geralmente realizadas nos finais de semana. Além disso, com a análise, foi possível observar que tanto no período pré-pandêmico quanto no período pandêmico, a relação entre os passageiros no horário de pico durante a semana e os passageiros de todos horários foi muito parecida, reforçando a ideia de que muitos dos passageiros que continuaram utilizando o transporte público no município o fizeram por não possuírem outro meio de transporte para trabalhar ou realizar as atividades essenciais. A parte estatística do trabalho mostrou que conforme o número de vacinados foi crescendo, o número de passageiros de ônibus também o fez, podendo a mesma estar ligada à importância da vacinação para que as pessoas voltem a sentir segurança para usar o transporte público. Já a correlação positiva dos novos casos e novos óbitos com o número de passageiros, pode reforçar a ideia de que esses usuários compõem a demanda de situação de emergência, que são os usuários que apesar de situações totalmente delicadas e incomuns, continuam dependendo unicamente do transporte público para se deslocar. |
Abstract: | It is evident that the new coronavirus pandemic caused several economic and social impacts throughout the world, including in means of transportation used by people. For the fact that they are locations where the virus is rapidly spread, due to the agglomeration in such places, buses were one of the most affected means as the disease spread. For this reason, the present work aims to analyze the impacts of Covid-19 in the public transportation system in Toledo-PR, a medium city located in the countryside of the state. Through this work, data presented before the pandemic and during the pandemic were statistically analyzed. Among the variables considered are: number of confirmed cases, deaths, vaccinated people, the amount of people using public transportation and the decrees released at the time. Results show that Saturdays and Sundays were the days that presented a bigger reduction of passengers after the pandemic beginning. This reduction may be connected to the decrease of leisure activities, usually performed on weekend. Moreover, through the analysis, it was possible to observe that in the pre pandemic period, as well as in the pandemic period, the ratio between passengers during rush hours and all the other hours were very similar, reinforcing the idea that many passengers that continued using public transport in the city did so because they did not have another means of transport to work or carry out essential activities. The statistical part of the work showed that as the number of vaccinated people grew, so did the number of bus passengers, which may be linked to the importance of vaccination to people feel safe again to use public transport. The positive correlation of new cases and new deaths with the number of passengers, on the other hand, can reinforce the idea that these users compose the demand for emergency situations, which are users who, despite totally delicate and unusual situations, continue to depend solely on transport public to move. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27048 |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia Civil |
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