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Título: Hábitos de compra e escolhas alimentares: o perfil de consumidores e do consumo de alimentos em Santa Helena/PR
Título(s) alternativo(s): Shopping habits and food choices: the profile of consumers and food consumption in Santa Helena/PR
Autor(es): Silva, Jennifer Gomes da
Orientador(es): Matte, Alessandra
Palavras-chave: Alimentos - Consumo
Comportamento do consumidor
Supermercados
Food consumption
Consumer behavior
Supermarkets
Data do documento: 3-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: SILVA, Jennifer Gomes da. Hábitos de compra e escolhas alimentares: o perfil de consumidores e do consumo de alimentos em Santa Helena/PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2021.
Resumo: Os hábitos de compra de alimentos influenciam no padrão de consumo, bem como nas escolhas alimentares. Assim, objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que motivam as escolhas dos consumidores entre os canais de comercialização e os produtos alimentícios no município de Santa Helena, no Oeste do Paraná. A pesquisa é do tipo descritiva, tendo como principal instrumento de coleta de dados questionário on-line, utilizando-se de questões majoritariamente objetivas, com uso de escala Likertpara mensurar distribuição, e com algumas questões qualitativas. O questionário on-line foi divulgado por meio de redes sociais, rádio e sites informativos do município. Participaram da pesquisa 158 consumidores. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva das variáveis, com cruzamento de resultados afim de analisar o perfil e as escolhas alimentares. Dentre as características identificadas a maioria dos participantes foram do gênero feminino sendo 70,9%, enquanto a faixa etária obteve maior frequência no intervalo de 21 a 25 anos de idade. Quanto ao canal de comercialização mais utilizado pelos participantes foram os supermercados e mercados de bairro, no entanto, obteve-se informações importantes sobre aquisição diretamente com o produtor e por meio de amigos, familiares e vizinhos. Foi identificado que a maioria dos participantes costumam ler as informações contidas nos rótulos dos produtos, principalmente a data de validade, e alegaram levar em consideração a embalagem e apresentação do produto. Outra característica de destaque foi a liberdade de escolha do alimento que vão consumir e a relação custo/benefício. Os resultados revelam preferência pela aquisição de alimentos locais, com influências sócio econômicas, culturais e de confiança para determinar tais escolhas. De maneira geral, observa-se que a disponibilidade de informações e liberdade na escolha do alimento, define os canais de comercialização mais utilizados, o que pode ser associado às características socioeconômicas dos indivíduos participantes
Abstract: Food purchasing habits influence consumption patterns as well as food choices. Thus, the objective of this research is to analyze the factors that motivate consumers' choices among the marketing channels and food products in the city of Santa Helena, in western Paraná. The research is descriptive, with an online questionnaire as the main data collection tool, using mostly objective questions, using a Likert scale to measure distribution, and some qualitative questions. The online questionnaire was disseminated through social networks, radio, and informative websites of the municipality. A total of 158 consumers participated in the survey. The data were analyzed by means of descriptive statistics of the variables, with crossing of results in order to analyze the profile and the food choices. Among the characteristics identified, the majority of participants were female (70.9%), while the age group had a higher frequency between 21 and 25 years old. As for the marketing channel most used by the participants were supermarkets and neighborhood markets, however, it was obtained important information about purchasing directly from the producer and through friends, family and neighbors. It was identified that most participants usually read the information contained on product labels, especially the expiration date, and claimed to take into account the packaging and presentation of the product. Another prominent characteristic was the freedom to choose the food they will consume and the cost/benefit ratio. The results reveal a preference for purchasing local foods, with socioeconomic, cultural, and trust influences determining these choices. In general, it is observed that the availability of information and freedom in the choice of food defines the most used marketing channels, which can be associated with the socioeconomic characteristics of the participants
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27033
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