Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAble, Sandro Luiz Rosa-
dc.date.accessioned2022-02-10T12:16:14Z-
dc.date.available2022-02-10T12:16:14Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.citationABLE, Sandro Luiz Rosa. A geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométrica. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27029-
dc.description.abstractAfter a review of the literature on journal portals such as CAPES, and on several postgraduate program websites about the Geometric Probability theme, in thirty-eight years only thirty-three works had published, including dissertations, monographs, scientific articles, short courses and workshops. It is noteworthy that twenty-four of these works had located by Ritter and Bulegon (2016), presented in their article: “A literature Review on studies concerning the likelihood Geometric”. In it, the authors mapped the works published from 1982 to 2016. Another nine works were located through a search carried out for the preparation of this research, looking for publications from 2017 to 2020. Of all these works found, only two present the themes Geometric and Fractal Probability. In Addition, related to the fact of the Geometric Probability concept is not presenting in the most of the textbooks, also considering the necessity of promote the practice of the Mathematics’ teacher and the adequacy to BNCC (Base Nacional Comum Curricular), this work presents a sequence of teaching-learning-assessment of Geometric Probability for high school through results generated from Fractal Geometry. The theory of the Three Pedagogical Moments by Delizoicov and Angotti (1990) it is used as a methodological reference for the construction of the sequence. The suggested activities also take into account the concept of Manipulable Materials for the construction of Fractals. The teaching-learning-assessment sequence presented in this work addresses both two-dimensional and three-dimensional situations, since the results used to work the concept of Geometric Probability are generated from the construction and calculation of the area of the Sierpinski Triangle, which is a two-dimensional fractal, and the construction and calculation of the volume of the Menger Sponge, which is a three-dimensional fractal. This research is theoretical, of bibliographical exploratory nature, on the specific theme of Geometric Probability involving elements of Fractal Geometry. The foundations for conducting the research were given through the study of publications on the subjects considered. The teaching-learning-assessment sequence was not applied and, therefore, its efficiency in the teaching-learning process was not verified, leaving its application as a suggestion for future work.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectFractaispt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectFractalspt_BR
dc.titleA geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométricapt_BR
dc.title.alternativeThe fractal geometry in the teaching-learning-assessment process of geometric probabilitypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoApós uma revisão de literatura em portais de periódicos como o da CAPES, e em diversos sites de programas de pós-graduação, sobre o tema Probabilidade Geométrica, verificou-se que em trinta e oito anos, trinta e três trabalhos foram publicados, entre dissertações, monografias, artigos científicos, minicursos e oficinas. Cabe ressaltar que vinte quatro desses trabalhos foram revisados por Ritter e Bulegon (2016), e apresentados em seu artigo: Uma revisão de literatura sobre estudos relativos à Probabilidade Geométrica. Nele as autoras mapearam os trabalhos publicados de 1982 a 2016. Outros nove trabalhos foram localizados por meio de uma busca realizada para a elaboração desta pesquisa, buscando por publicações de 2017 a 2020. De todos esses trabalhos encontrados, somente dois apresentam os temas Probabilidade Geométrica e Fractais. Diante disso, aliado ao fato de que o conceito de Probabilidade Geométrica não está presente na grande maioria dos livros didáticos, e considerando também a necessidade da instrumentalização da prática do professor de Matemática e da adequação da mesma à BNCC, apresenta-se nesse trabalho uma sequência de ensino de Probabilidade Geométrica para o ensino médio por meio de resultados gerados da Geometria Fractal. Utiliza-se como referência metodológica para a construção da sequência a teoria dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990). As atividades sugeridas também levam em consideração o conceito de Materiais Didáticos Manipuláveis para a construção dos Fractais. A sequência de ensino apresentada nesse trabalho aborda tanto situações bidimensionais, quanto tridimensionais, visto que os resultados usados para trabalhar o conceito de Probabilidade Geométrica são gerados da construção de uma representação do Triângulo de Sierpinski, que é um fractal bidimensional, e do cálculo de sua área, e da construção de uma representação da Esponja de Menger, que é um fractal tridimensional, e do cálculo do seu volume. Essa pesquisa é teórica, de natureza exploratória bibliográfica, sobre o tema específico de Probabilidade Geométrica envolvendo elementos da Geometria Fractal. Os fundamentos para a realização da pesquisa se deram por meio do estudo de publicações sobre os assuntos considerados. A sequência de ensino não foi aplicada e, portanto, sua eficiência no processo de ensino-aprendizagem-avaliação não foi verificada, ficando a aplicação da mesma como sugestão para trabalhos futuros.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2824-1709pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1843393984442732pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Adilson da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9003-7557pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1469412279394937pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Adilson da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9003-7557pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1469412279394937pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Carlos Alexandre Ribeiro-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4445-084Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2894024245343536pt_BR
dc.contributor.referee3Matucheski, Silvana-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4427-8157pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9095312134361355pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geometriaprobabilidadeensinoavaliacao.pdf3,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons