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Título: O livro didático de língua inglesa: concepções de multiletramentos e leitura.
Título(s) alternativo(s): The english language textbook: concepts of multiliteracies and reading
Autor(es): Rojas, Michele Cristina Canola Andrade
Orientador(es): Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Palavras-chave: Letramento
Livros didáticos
Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Leitura
Professores de inglês - Formação
Literacy
Textbooks
English language - Study and teaching
Applied linguistics
English language - Reading
English teachers, Training of
Data do documento: 28-Set-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROJAS, Michele Cristina Canola Andrade. O livro didático de língua inglesa: concepções de multiletramentos e leitura. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: As mudanças advindas com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a multiplicidade crescente dos modos de construção de significado têm um impacto sobre o uso social da leitura. Nesse cenário, os multiletramentos contribuem no processo de leitura e no ensino de língua inglesa (LI). Os pressupostos dessa pedagogia são contemplados no documento norteador vigente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), que norteia questões de ensino e aprendizagem e também orienta a produção de livros didáticos (Lds) em LI, que são, posteriormente, utilizados por todas as escolas públicas brasileiras. Diante disso, esta pesquisa objetiva analisar se as atividades de leitura de dois livros didáticos de língua inglesa do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental contribuem para práticas dos multiletramentos e se elas incluem práticas de letramentos para a cidadania e para a vida social e comunitária no ensino de LI. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006), ancorou-se no ensino de LI na perspectiva do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2003, 2006). Como constructo teórico, esta pesquisa baseou-se nos estudos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; 2010, ROJO, 2013, MILLER, 2013), nos estudos dos letramentos (STREET, [1995] 2014; KLEIMAN, 2016; GEE, 2015; LEMKE, 2010), dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000, 2009; KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020; LUKE; GEE; KRESS, 2010) e alguns conceitos da concepção dialógica da linguagem de Bakhtin ([1952] 2016). Os livros que compõem o corpus desta pesquisa foram selecionados por meio da análise de documentos oficiais, tendo como filtro os Lds mais adotados na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Os livros mais escolhidos foram selecionados e a análise foi feita a partir de recortes das seções que oferecem as atividades de leitura e compreensão textual. Os resultados obtidos apontam que os dois livros atendem a perspectiva de gêneros discursivos, propostos para o 6º ano, na BNCC (BRASIL, 2018). Quanto ao desenvolvimento de práticas de multiletramentos, o livro Way to English, em geral, responde aos aspectos da multiculturalidade e da multimodalidade, contudo, o livro English and more, em geral aprofunda questões multiculturais e atende parcialmente questões de multimodalidade.
Abstract: The changes brought about by Information and Communication Technologies (ICTs), and the growing multiplicity of ways of constructing meaning have an impact on the social use of reading. In this scenario, multiliteracies contribute to the reading process and to English language teaching (ELT). The assumptions of this pedagogy are included in the current guiding document, the National Common Curricular Base (NCCB) (BRASIL, 2018), which guides teaching and learning issues, and also guides the production of textbooks (Tbs) in English, which are later used by all Brazilian public schools. Therefore, this research aims to analyze whether the reading activities of two English language textbooks from the 6th grade of the Final Years of Elementary School contribute to multiliteracies practices and whether they include literacy practices for citizenship and for social and community life in teaching ELT. This research, with a qualitative interpretive approach (DENZIN; LINCOLN, 2006), was based on the teaching of LI from the perspective of the post-method (KUMARAVADIVELU, 2003,2006). As a theoretical construct, this research was based on Applied Linguistics studies (MOITA LOPES, 2006; 2010, ROJO, 2013, MILLER, 2013), on literacy studies (STREET, [1995] 2014; KLEIMAN, 2016; GEE, 2015; LEMKE, 2010) and multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2000, 2009; KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020; LUKE; GEE; KRESS, 2010) and some concepts of Bakhtin’s dialogic conception of language ([1952] 2016). The Tbs that make up the corpus of this research were selected through the analysis of official documents, having as filter the most adopted Tbs in the city of Curitiba, capital of the state of Paraná. The most chosen books were selected, and the analysis was conducted from sections that offer reading comprehension activities. The results obtained show that both books meet the perspective of discourse genres, proposed for the 6th grade, at NCCB (BRASIL, 2018). As for the development of multiliteracies practices, the book Way to English, in general, responds to the aspects of multiculturality and multimodality, however, the book English and more, in general, deepens on multicultural issues, and partially addresses aspects of multimodality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27020
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