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Título: Revisão sistemática de modelos experimentais para pesquisa em pavimentos permeáveis
Título(s) alternativo(s): Systematic review of experimental models for research in permeable floors
Autor(es): BLANSKI, Mateus
Orientador(es): Kuritza, Joice Cristini
Palavras-chave: Drenagem
Pavimentos
Engenharia civil
Drainage
Pavements
Civil engineering
Data do documento: 7-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: BLANSKI, Mateus. Revisão sistemática de modelos experimentais para pesquisa em pavimentos permeáveis. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2021.
Resumo: Com a evolução na urbanização, o crescimento acelerado das cidades e a mudança no uso e ocupação no solo, ocorrem alterações negativas nas características naturais dos recursos hídricos. O aumento da densidade populacional nos centros urbanos ocasiona vasta impermeabilização do solo e, consequentemente, alteração do ciclo hidrológico natural, que acarreta no aumento de inundações, principalmente nas grandes cidades. A drenagem urbana tradicional, com o uso de superfícies impermeabilizadas e o sistema de distribuição de escoamento superficial para as galerias de drenagem é um dos principais motivos para os problemas de alagamento e falta de controle do escoamento. Sendo assim, houve a necessidade do surgimento de medidas de controle de inundações, que se destaca o pavimento permeável, como medida de controle na fonte. Sabendo disso, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática na literatura de modelos experimentais para pesquisa em pavimentos permeáveis, buscando comparar os resultados encontrados na literatura internacional e identificar as principais características dos pavimentos. Com isso, foi encontrado que a porosidade e a relação água/cimento dos pavimentos tem grande influência nas características estruturais e hidráulicas, além de concluir que projetos de pavimentos permeáveis modificados devem ser testados e validados no Brasil, perante a suas vantagens frente ao pavimento comum e ao pavimento permeável tradicional.
Abstract: With the evolution of urbanization, the accelerated growth of cities and the change in land use and occupation, negative changes occur in the natural characteristics of water resources. The increase in population density in urban centers causes vast soil sealing and, consequently, changes in the natural hydrological cycle, which leads to increased flooding, especially in large cities. Traditional urban drainage, with the use of waterproof surfaces and the surface runoff distribution system for drainage galleries, is one of the main reasons for the problems of flooding and lack of runoff control. Therefore, there was a need for the emergence of flood control measures, in which the permeable pavement stands out, as a control measure at the source. Knowing this, the present work aims to carry out a systematic review in the literature of experimental models for research on permeable pavements, seeking to compare the results found in the international literature and identify the main characteristics of the pavements. Thus, it was found that the porosity and water/cement ratio of the pavements has a big influence on the structural and hydraulic characteristics, in addition to concluding that modified permeable pavement projects must be tested and validated in Brazil, given their advantages over the common pavement and the traditional permeable pavement.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26969
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