Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26861
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mello, Bruna Tais Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-24T19:40:53Z | - |
dc.date.available | 2021-12-24T19:40:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Bruna Tais Ferreira de. O estado da arte sobre o ensino da química pautado nas inovações pedagógicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26861 | - |
dc.description.abstract | The present work at the end of the course sought to conduct a state-of-the-art research on the teaching of chemistry based on pedagogical innovations. The aim of the present study was to assess what are the respective methods / techniques and understand how they are applied in the day-to-day in the classroom for the best performance of students and teachers. The applied methodology consisted of searching specialized journals published in the last 10 years in national and international databases (Scielo, Science Direct and CAPES Journals Portal). The elementary and high school teacher has the competence to arouse interest in knowledge in the student community. In chemistry, this fact becomes even more attractive and necessary, since the chemistry classes that make up formulas and equations are considered boring by most students. Thus, it is up to the teacher to be willing to seek innovative methods, with pedagogical bases, that bring students interest in the study. The literature reports several works that make use of games, experimental methods and dynamic means to improve discipline in the curriculum. With that, it was possible to see the tireless search for teachers and the student community to improve the teaching of chemistry. In addition, the present study found that there are a large number of innovative techniques that can be used in order to make chemistry a more attractive discipline according to the current environment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Ensino – Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Teaching – Methodology | pt_BR |
dc.subject | Knowledge and learning | pt_BR |
dc.title | O estado da arte sobre o ensino da química pautado nas inovações pedagógicas | pt_BR |
dc.title.alternative | The state of the art on the teaching of chemistry based on pedagogical innovations | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou fazer uma pesquisa de estado da arte sobre o ensino de química pautado nas inovações pedagógicas. O objetivo do presente estudo foi o de avaliar quais são os respectivos métodos/técnicas e entender como são aplicados no dia-a-dia em sala de aula para o melhor desempenho de alunos e professores. A metodologia aplicada consistiu na busca por periódicos especializados e publicados nos últimos 10 anos em bases de dados (Scielo, Science Direct e Portal Periódicos CAPES) de caráter nacional e internacional. O professor do ensino fundamental e médio possui a competência para despertar na comunidade discente o interesse pelo conhecimento. Na disciplina de química esse fato se torna ainda mais atrativo e necessário, uma vez que, as aulas de química constituintes de fórmulas e equações são tidas como maçantes pela maioria dos alunos. Dessa forma, cabe ao professor se dispor a buscar métodos inovadores, com bases pedagógicas, que tragam aos alunos o interesse pelo estudo. A literatura relata diversos trabalhos que fazem uso de jogos, métodos experimentais e meios dinâmicos para a melhoria da disciplina na base curricular. Com isso, foi possível constatar a busca incansável de professores e da comunidade discente para a melhoria no ensino de química. Além disso, o presente estudo constatou como há um grande número de técnicas inovadoras que podem ser utilizadas a fim de tornar a química uma disciplina mais atrativa de acordo com o ambiente atual. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
dc.contributor.referee1 | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
dc.contributor.referee2 | Turmena, Leandro | - |
dc.contributor.referee3 | Scherpinski, Neusa Idick | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinoquimicainovacoespedagogicas.pdf | 353,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.