Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Franciele Taís de-
dc.date.accessioned2021-12-23T22:11:57Z-
dc.date.available2021-12-23T22:11:57Z-
dc.date.issued2020-10-02-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Franciele Taís de. Uma investigação acerca das escolas inovadoras brasileiras. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26858-
dc.description.abstractThis work had as its theme the construction of a mapping of Brazilian innovative schools, outlining the location, the categories, the levels of education, as well as the proposals that led them to be considered as innovative organizations. For this, a qualitative research approach was used, using some quantitative data. As instruments of data production, documentary bibliographic research was used, which made it possible to gather data, which until then were dispersed in the academic universe, and give them a scientific treatment. Reflecting on the context we can see that, although the innovation process has already started, we still have a long way to go. The “traditional” school is no longer pleasing, and there is an urgent need to transform it into a space that contributes to an ever-changing generation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação - Métodos experimentaispt_BR
dc.subjectSchool management and organizationpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectEducation - Experimental methodspt_BR
dc.titleUma investigação acerca das escolas inovadoras brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeAn investigation about Brazilian innovative schoolspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática construir um mapeamento das escolas inovadoras brasileiras, delineando a localização, as categoriais, os níveis de ensino, bem como as propostas que as levaram a ser consideradas como organizações inovadoras. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa de pesquisa, fazendo uso de alguns dados quantitativos. Como instrumentos de produção dos dados foi utilizada a pesquisa bibliográfica documental, que possibilitou reunir dados que até então estavam dispersos no universo acadêmico, e lhes dar um tratamento científico. Refletindo sobre o contexto podemos observar que, embora o processo de inovação já tenha iniciado, ainda temos muito que avançar. A escola “tradicional” não está mais agradando e é urgente a necessidade de transformá-la em um espaço que contribua para uma geração em constante mudança.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Juliano, Joice Maria Maltauro-
dc.contributor.referee1Juliano, Joice Maria Maltauro-
dc.contributor.referee2Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee3Santos, Ricardo dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
investigacaoescolasinovadorasbrasileiras.pdf687,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.