Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26855
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDalvechio, Greiciana Fernanda Bernusso-
dc.date.accessioned2021-12-23T20:21:57Z-
dc.date.available2021-12-23T20:21:57Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationDALVECHIO, Greiciana Fernanda Bernusso. Ludicidade: uma aprendizagem significativa das ciências naturais na educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26855-
dc.description.abstractThis research is based on the importance of teaching Natural Sciences in relating to playful activities, promoting the development of children, in addition to a socialization process carrying out collective activities and in a pleasant way in Early Childhood Education, with the objective of investigating in which play activities can contribute to the development of children's learning in early childhood education, in the contents of Natural Sciences. Also in line with the specific objectives, we sought to relate play to the development of children, highlighting the importance of playfulness in this process and to present the meaning of the topic addressed in Natural Sciences in Early Childhood Education, through bibliographic research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectCiência recreativapt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectScientific recreationspt_BR
dc.titleLudicidade: uma aprendizagem significativa das ciências naturais na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativePlaylness: a significant learning of natural sciences in early childhood educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa assenta-se na importância do ensino de Ciências Naturais em utilizar atividades lúdicas, propiciando o desenvolvimento das crianças. Além disso, estabelece um processo de socialização com a possibilidade de realização de atividades coletivas na Educação Infantil de forma prazerosa. Dessa forma, o objetivo foi de investigar e demonstrar a importância de atividades lúdicas no ensino da Educação Infantil. Assim sendo, demonstrar ainda que essas estratégias utilizando a ludicidade podem contribuir para o desenvolvimento da criança, tendo como base o ensino de ciências naturais. Em conformidade com o estudo pretendido, como objetivos específicos buscou-se abordar e estabelecer relações entre as brincadeiras e o desenvolvimento das crianças, destacando, assim, a importância da ludicidade neste processo. Enfim, pretendeu-se oferecer um leque de reflexões sobre essa ferramenta importante para despertar o interesse dos alunos e, igualmente, obter maiores resultados no processo ensino aprendizagem. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o estudo desenvolveu-se dentro das expectativas e hipóteses em relação à ludicidade nas Ciências Naturais na Educação Infantil.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee1Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee2Santos, Ricardo dos-
dc.contributor.referee3Bortoloto, Claudimara Cassoli-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ludicidadeaprendizagemcienciasnaturais.pdf320,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.