Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Francieli Jorge dos-
dc.date.accessioned2021-12-23T19:56:31Z-
dc.date.available2021-12-23T19:56:31Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Francieli Jorge dos. O voto de cabresto no século XXI: um aprendizado utilizando a charge como metodologia de ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26848-
dc.description.abstractThis paper has as its theme to address the occurrence of the halter vote in the current elections, comparing these remnants of the Old Republic with the vote negotiations, analyzing the construction of universal suffrage and the laws that establish rules in order to guarantee a good conduct during the elections. elections. This work aimed to make young voters aware of their rights as citizens to choose the candidate who can best govern as well as their duties as an active citizen in society, and should therefore inspect and charge their political representatives. The methodology adopted in carrying out this work was conducted based on bibliographic research in books, articles and national laws which deal with the halter vote policy, and a brief descriptive survey of the characteristics of voters who negotiate their vote, the laws that guarantee the right to secret ballot and those that establish punishments for cases of electoral fraud. As a pedagogical proposal, the cartoon was used as an example of teaching methods, specifically for the teaching of history. Using the cartoon as a teaching methodology, what is expected with this resource is to make an analytical reading on the theme “halter vote” as a remnant of the First Republic, awakening in students the awareness of the power of a vote and the teacher the importance of seek new teaching resources and methods to be practiced in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVoto de obediênciapt_BR
dc.subjectCrime eleitoralpt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectObedience, Vow ofpt_BR
dc.subjectElections - Corrupt practicespt_BR
dc.subjectElectionspt_BR
dc.titleO voto de cabresto no século XXI: um aprendizado utilizando a charge como metodologia de ensinopt_BR
dc.title.alternativeThe halter vote in the 19th century: a learning process using the cartoon as a teaching methodologypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como temática abordar sobre a ocorrência do voto de cabresto nas eleições atuais, comparando esses resquícios da República Velha com as negociações do voto, analisando a construção do sufrágio universal e as leis que estabelecem regras a fim de garantir uma boa conduta durante as eleições. Este trabalho teve como objetivo conscientizar o jovem eleitor dos seus direitos como cidadão de escolher o candidato que melhor possa governar como também dos seus deveres de cidadão ativo na sociedade, devendo por tanto fiscalizar e cobrar dos seus representantes políticos. A metodologia adotada na realização deste trabalho foi conduzida a partir de pesquisa bibliográfica em livros, artigos e leis nacionais que abordam sobre a política do voto de cabresto, e uma breve pesquisa descritiva das características dos eleitores que negociam o seu voto, as leis que garantem o direito ao voto secreto e as que estabelecem punições para os casos de fraudes eleitorais. Como proposta pedagógica utilizou¬se a charge como um exemplo dos métodos de ensino, especificamente para o ensino de História. Utilizando a charge como uma metodologia de ensino, o que se espera com este recurso é fazer uma leitura analítica sobre o tema “voto de cabresto” como resquício da Primeira República despertando nos alunos a consciência do poder de um voto e ao professor a importância de buscar novos recursos e métodos pedagógicos a serem praticados na sala de aula.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee1Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee2Santos, Ricardo dos-
dc.contributor.referee3Santos, Nelson dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
votocabrestoaprendizadocharge.pdf414,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.