Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26848
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Francieli Jorge dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-23T19:56:31Z | - |
dc.date.available | 2021-12-23T19:56:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Francieli Jorge dos. O voto de cabresto no século XXI: um aprendizado utilizando a charge como metodologia de ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26848 | - |
dc.description.abstract | This paper has as its theme to address the occurrence of the halter vote in the current elections, comparing these remnants of the Old Republic with the vote negotiations, analyzing the construction of universal suffrage and the laws that establish rules in order to guarantee a good conduct during the elections. elections. This work aimed to make young voters aware of their rights as citizens to choose the candidate who can best govern as well as their duties as an active citizen in society, and should therefore inspect and charge their political representatives. The methodology adopted in carrying out this work was conducted based on bibliographic research in books, articles and national laws which deal with the halter vote policy, and a brief descriptive survey of the characteristics of voters who negotiate their vote, the laws that guarantee the right to secret ballot and those that establish punishments for cases of electoral fraud. As a pedagogical proposal, the cartoon was used as an example of teaching methods, specifically for the teaching of history. Using the cartoon as a teaching methodology, what is expected with this resource is to make an analytical reading on the theme “halter vote” as a remnant of the First Republic, awakening in students the awareness of the power of a vote and the teacher the importance of seek new teaching resources and methods to be practiced in the classroom. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Voto de obediência | pt_BR |
dc.subject | Crime eleitoral | pt_BR |
dc.subject | Eleições | pt_BR |
dc.subject | Obedience, Vow of | pt_BR |
dc.subject | Elections - Corrupt practices | pt_BR |
dc.subject | Elections | pt_BR |
dc.title | O voto de cabresto no século XXI: um aprendizado utilizando a charge como metodologia de ensino | pt_BR |
dc.title.alternative | The halter vote in the 19th century: a learning process using the cartoon as a teaching methodology | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como temática abordar sobre a ocorrência do voto de cabresto nas eleições atuais, comparando esses resquícios da República Velha com as negociações do voto, analisando a construção do sufrágio universal e as leis que estabelecem regras a fim de garantir uma boa conduta durante as eleições. Este trabalho teve como objetivo conscientizar o jovem eleitor dos seus direitos como cidadão de escolher o candidato que melhor possa governar como também dos seus deveres de cidadão ativo na sociedade, devendo por tanto fiscalizar e cobrar dos seus representantes políticos. A metodologia adotada na realização deste trabalho foi conduzida a partir de pesquisa bibliográfica em livros, artigos e leis nacionais que abordam sobre a política do voto de cabresto, e uma breve pesquisa descritiva das características dos eleitores que negociam o seu voto, as leis que garantem o direito ao voto secreto e as que estabelecem punições para os casos de fraudes eleitorais. Como proposta pedagógica utilizou¬se a charge como um exemplo dos métodos de ensino, especificamente para o ensino de História. Utilizando a charge como uma metodologia de ensino, o que se espera com este recurso é fazer uma leitura analítica sobre o tema “voto de cabresto” como resquício da Primeira República despertando nos alunos a consciência do poder de um voto e ao professor a importância de buscar novos recursos e métodos pedagógicos a serem praticados na sala de aula. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ricardo dos | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Nelson dos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
votocabrestoaprendizadocharge.pdf | 414,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.