Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Fernanda Braz de-
dc.date.accessioned2021-12-23T18:57:30Z-
dc.date.available2021-12-23T18:57:30Z-
dc.date.issued2020-10-16-
dc.identifier.citationLIMA, Fernanda Braz de. Um estudo sobre o ensino da geometria por meio da metodologia de resolução de problemas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26845-
dc.description.abstractThe Brazilian educational development in the area of Mathematics has a long way to go, especially when we direct our eyes to the field of Geometry. Reflecting on the teaching of Mathematics, the objective of this research was to investigate the use of Problem Solving in the teaching and learning processes of Geometry in the early years of Elementary School. The methodological approach was of a qualitative nature with the analysis of the descriptive and interpretive content, for data collection we used the semi-structured interview, which took place in June 2020 together with municipal teachers from Goioerê-PR, which the researcher is part of the faculty. We identified through bibliographic research that a problem must be able to lead the student to reflection, interpretation, understanding and connection between the mathematical concepts already acquired and those capable of being achieved. In this process, the teacher has the role of mediator and stimulator of knowledge, providing an opportune environment for interaction, exchange of experiences and selfassessment. We understand that the teaching of Geometry in the early years of elementary school is still lagging behind in teaching practices, through the interviews we observed several factors that end up hampering this development. In addition, in view of the research carried out, it is observed that the approach of Geometry through Problem Solving in the early years of Elementary Education is incipient. We conclude that Problem Solving presents itself as a methodology conducive to teaching and learning geometric concepts, providing a stimulating and opportune environment for the expression of creativity, socialization and interaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.titleUm estudo sobre o ensino da geometria por meio da metodologia de resolução de problemaspt_BR
dc.title.alternativeA study on the teaching of geometry through the problem solving methodologypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento educacional brasileiro na área da Matemática tem muito que avançar, principalmente quando se direcionam os olhares para o campo da Geometria. Refletindo sobre o ensino da Matemática, o objetivo desta pesquisa foi o de investigar a utilização da Resolução de Problemas nos processos de ensino e de aprendizagem da Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa com a análise do conteúdo descritivo e interpretativo. Para a geração de dados, utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas, as quais ocorreram no mês de junho de 2020, com professoras da rede municipal de Goioerê-PR, da qual a pesquisadora faz parte do corpo docente. Identificou-se, por meio da pesquisa bibliográfica, que um problema deve ser capaz de levar o estudante à reflexão, interpretação, entendimento e conexão entre os conceitos matemáticos já adquiridos e aqueles capazes de serem alcançados. Nesse processo, o professor possui o papel de mediador e estimulador do conhecimento, proporcionando um ambiente oportuno para a interação, troca de experiências e autoavaliação. Compreende-se que o ensino da Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental ainda se encontra em defasagem nas práticas docentes e, por meio das entrevistas realizadas, observaram-se diversos fatores que acabam dificultando seu desenvolvimento. Além disso, diante das pesquisas realizadas, observa-se que a abordagem da Geometria, por meio da Resolução de Problemas nos anos iniciais do ensino fundamental, apresenta-se de forma incipiente. Conclui-se que a Resolução de Problemas se constitui como uma metodologia propícia ao ensino e à aprendizagem dos conceitos geométricos, proporcionando um ambiente estimulador e oportuno para a expressão da criatividade, socialização e interação.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sandmann, André-
dc.contributor.referee1Sandmann, André-
dc.contributor.referee2Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3Hlenka, Vanessa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudogeomatriaresolucaoproblemas.pdf498,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.