Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcon, Fátima Izabel Rocha-
dc.date.accessioned2021-12-22T18:52:53Z-
dc.date.available2021-12-22T18:52:53Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationMARCON, Fátima Izabel Rocha. O uso do smartphone como mediador da aprendizagem em tempos de isolamento social. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26844-
dc.description.abstractThis research deals with the reality of remote education due to the pandemic period at a municipal elementary school in the city of Ubiratã-PR. It is a study with exploratory objectives and quantitative treatment of data. This treaty sought to identify the personal and professional profile of the actors who attend the institution under study, as well as the accessibility, development and acceptance of classes in a virtual way. In this study, the importance of the mobile smartphone device is presented as an instrument of teaching mediation during social isolation. The objective of this study was also to bring up the perspective of the institution's teachers regarding the atypical moment that education experienced in the period. To this end, questionnaires were applied with students and teachers (at different times and locations) directly impacted by this type of teaching. Through research, it can be seen that, despite the efforts of teachers during the pandemic, there is an urgent need for initiatives on the part of governmental spheres regarding the provision of training and capacity building programs for the use of new technological methodologies to work with remote teaching. Another aspect that stood out in the research was the perception of the limitations that parents and family members have to collaborate with the teaching and learning process; this fact, indirectly proven, when listening to teachers and students. The research demonstrates the important role that smartphones play in the learning of students who are, every day, more connected to digital media through this technology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia e criançaspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectTechnology and childrenpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleO uso do smartphone como mediador da aprendizagem em tempos de isolamento socialpt_BR
dc.title.alternativeThe use of cell phones in the classroom: an opportunity in times of social isolationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa versa sobre a realidade da educação remota devido ao período de pandemia em uma escola municipal de Ensino Fundamental I, na cidade de Ubiratã-PR. Trata-se de um estudo com objetivos exploratórios e tratamento quantitativo de dados. Procurou-se, neste tratado, identificar o perfil pessoal e profissional dos atores que frequentam a instituição objeto de estudo, bem como ocorreu a acessibilidade, o desenvolvimento e a aceitação das aulas de forma virtual. Apresenta-se neste estudo, a importância do dispositivo mobile smartphone como instrumento de mediação do ensino durante o isolamento social. Também foi objetivo deste estudo, levantar a perspectiva dos professores da instituição quanto ao momento atípico que a educação vivenciou no período. Para tanto, foram aplicados questionários com alunos e professores (em diferentes momentos e locais) diretamente impactados com esta modalidade de ensino. Por meio da pesquisa pode-se verificar, que, apesar do empenho dos docentes durante a pandemia, existe a urgente necessidade de iniciativas por parte das esferas governamentais quanto a oferta de programas de treinamento e capacitação para o uso de novas metodologias tecnológicas para trabalhar com o ensino remoto. Outro aspecto de destaque na pesquisa, foi a percepção das limitações que pais e familiares têm para colaborar com o processo de ensino e de aprendizagem; fato este, comprovado de forma indireta, ao se ouvir professores e estudantes. A pesquisa demonstra o papel de importância que os smartphones representam para a aprendizagem dos estudantes que estão, a cada dia, mais conectados aos meios digitais por meio desta tecnologia.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berghauser, Neron Alipio Cortes-
dc.contributor.referee1Berghauser, Neron Alipio Cortes-
dc.contributor.referee2Santos, Cidmar Ortiz dos-
dc.contributor.referee3Fernandes, Adriano Hidalgo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
smartphoneaprendizagemisolamentosocial.pdf725,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.