Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Evandro Zanini-
dc.date.accessioned2021-12-22T18:40:40Z-
dc.date.available2021-12-22T18:40:40Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationMOURA, Evandro Zanini. Estratégias de ensino do tema a propriedade territorial como bem de capital e as políticas públicas de inclusão social. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26842-
dc.description.abstractThe present work addressed the theme “Territorial property as a capital asset and public policies for social inclusion” requires special preparation to be worked on in the classroom. So, it is necessary to think about what is the best way to teach, and in this case, what are the best strategies to teach this topic? This is the research problem for this monograph. The objective of this work in general is to help in understanding the research object 'territorial property as a capital asset' and the direct and indirect impacts they cause on society, an object that goes unnoticed by the ailments of capitalist society and puts pressure on social classes which in turn seek solutions to occupational demands without realizing that the cause of social pressure is related to the disregard of government actions for the equal distribution of the territory, which should be a state action. From the understanding of the object in research, the specific objectives are of how to transmit to students the actions of ‘public policies of social inclusion’ and how these actions impact the dissolution of occupational demands; what forms of access to land occupation, and how the state has made access to new territorial occupations available, and what solution the state has found to recognize access to irregular occupations. As these are issues related to territorial division through the state, it is necessary to consult theorists and, as a result of the research, Jean-Jacques Rousseau (1762) will be used, which addressed issues regarding the establishment of the state, the forms of accumulation and maintenance of power, which is necessary to respect decisions in territorial regulation such as the establishment of foreign exchange and public places, without which soon after the establishment “if there were any” of these rules, the lack of respect for the established order would cause drives motivated actions to change the rules and the eventual irregular occupation of areas, whether vacant (area that still belongs to the State) or over private areas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPropriedade territorialpt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDivisões territoriais e administrativaspt_BR
dc.subjectLand tenurept_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAdministrative and political divisionspt_BR
dc.titleEstratégias de ensino do tema a propriedade territorial como bem de capital e as políticas públicas de inclusão socialpt_BR
dc.title.alternativeTeaching strategies on the topic of territorial property as a capital asset and public policies for social inclusionpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho abordou o tema “A propriedade territorial como bem de capital e as políticas públicas de inclusão social” requer especial preparo para ser trabalhado em sala de aula. Por isso, é preciso pensar em qual é a melhor forma de ensinar, e neste caso, quais as melhores estratégias para ensinar este tema? Este é o problema de pesquisa desta monografia. O objetivo deste trabalho de modo geral é ajudar na compreensão do objeto de pesquisa ‘a propriedade territorial como bem de capital’ e os impactos diretos e indiretos que causam na sociedade, objeto este que passa desapercebido as mazelas da sociedade capitalista e pressionam as classes sociais que por sua vez buscam soluções as demandas ocupacionais sem se aperceber que a causa da pressão social está relacionada à desconsideração das ações de governo para a distribuição igualitária do território o que deveria ser uma ação de estado. A partir da compreensão do objeto em pesquisa, os objetivos específicos são de como transmitir aos discentes as ações de ‘políticas públicas de inclusão social’ e como essas ações impactam na dissolução de demandas ocupacionais; quais as formas de acesso a ocupação de território, e como o estado tem disponibilizado o acesso a novas ocupações territoriais e qual solução encontrada pelo estado para reconhecer o acesso a ocupações irregulares. Por se tratar de questões relacionadas a divisão territorial por meio do estado faz-se necessário a consulta de teóricos e como resultados da pesquisa utilizar-se-á Jean-Jacques Rousseau (1762) que abordou questões ao estabelecimento do estado, as formas de acumulo e manutenção do poder, poder este necessário para que se respeite decisões no regramento territorial como estabelecimento de divisas e logradouros, sem os quais logo após o estabelecimento “se é que houvessem algumas” dessas regras a falta de respeito a ordem estabelecida faria com que as pulsões motivassem a ações de mudança das regras e a eventual ocupação irregular de áreas, sejam devolutas (área que ainda são do Estado) ou sobre áreas particulares.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo-
dc.contributor.referee1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo-
dc.contributor.referee2Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
dc.contributor.referee3Juliano, Joice Maria Maltauro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estrategiasensinopropriedadeterritorial.pdf362,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.