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Título: Prontuário eletrônico do paciente: vantagens e desafios na implementação
Título(s) alternativo(s): Electronic patient record: advantages and challenges in implementation
Autor(es): Oliveira, Darken Eugenio de
Orientador(es): Faria, Rubens Alexandre de
Palavras-chave: Documentos eletrônicos - Saúde
Registros médicos
Pessoal da área médica
Sistemas de computação
Saúde - Tecnologia
Electronic records - Health
Medical records
Medical personnel
Computer systems
Health - Technology
Data do documento: 29-Out-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Darken Eugenio de. Prontuário eletrônico do paciente: vantagens e desafios na implementação. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Este trabalho objetivou implementar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) a fim de integrar os atendimentos realizados pelos profissionais em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) 24 horas do município de Campo Magro (PR), Região Metropolitana de Curitiba (PR). Trata-se de um estudo observacional, descritivo, quantitativo e transversal, onde participaram 28 profissionais da área da saúde. Foram aplicados dois questionários para a coleta de dados, sendo o primeiro composto de dez e o segundo de 15 perguntas, obtendo-se cinco respostas, e posteriormente os resultados foram analisados pelos testes de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. O trabalho obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UTFPR. Nos resultados notou-se que 18 profissionais (64,29%) eram do gênero feminino, entre 18 a 30 anos, com ensino superior. A classe profissional com maior participação no estudo foi à médica, com 12 (46,43%). A maioria, 17 (69,71%), possuíam conhecimento parcial em informática e 26 (71,43%) faziam uso de aparelhos eletrônicos em sua rotina diária. A capacitação foi suficientemente informativa para 25 (89,28%) do grupo estudado; o mesmo percentual acreditou ter recebido as ferramentas necessárias para uso do PEP. Entretanto, 7 (25%) dos entrevistados relataram alguma dificuldade com o uso do prontuário eletrônico. Profissionais com maior nível de escolaridade, conhecimento em informática e utilização de tecnologias eletrônicas apresentaram maior facilidade referente à capacitação, informação e adequação. O PEP melhorou o atendimento dos pacientes, segundo 23 (82,14%) dos entrevistados. O estudo mostrou-se relevante para informatização da UBS, para segurança do paciente, realização de auditorias, otimização dos arquivos de dados, agilidade nas ouvidorias, como subsídio para pesquisas futuras e integralização dos serviços prestados. Desta forma, concluise que embora haja dificuldades, o uso do prontuário eletrônico e softwares em geral traz avanços ao sistema de saúde, sendo necessárias novas pesquisas para a consolidação da implantação do PEP em todo o país, bem como melhoria da assistência à saúde da população.
Abstract: This study aimed to implement the Electronic Patient Record (PEP) in order to integrate the care provided by professionals in a 24-hour Basic Health Unit (UBS) in the city of Campo Magro (PR), Metropolitan Region of Curitiba (PR). This is an observational, descriptive, quantitative and cross-sectional study, in which 28 health professionals participated. Two questionnaires were applied for data collection, the first consisting of ten and the second of 15 questions, obtaining five answers, and then the results were analyzed using the Kruskal-Wallis and Mann-Whitney tests. The work was approved by the Research Ethics Committee at UTFPR. In the results, it was noted that 18 professionals (64.29%) were female, between 18 and 30 years old, with higher education. The professional class with the greatest participation in the study was the physician, with 12 (46.43%). The majority, 17 (69.71%), had partial knowledge of information technology and 26 (71.43%) used electronic devices in their daily routine. The training was informative enough for 25 (89.28%) of the studied group; the same percentage believed they had received the necessary tools to use the PEP. However, seven (25%) of respondents reported some difficulty with the use of electronic medical records. Professionals with a higher level of education, knowledge of computers and use of electronic technologies showed greater ease in terms of training, information and adequacy. The PEP improved patient care, according to 23 (82.14%) of the respondents. The study proved to be relevant for the computerization of the UBS, for patient safety, carrying out audits, optimizing data files, agility in the ombudsman, as a subsidy for future research and integration of the services provided. Thus, it is concluded that although there are difficulties, the use of electronic medical records and software in general brings advances to the health system, requiring further research to consolidate the implementation of the PEP across the country, as well as improve health care of the population.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26834
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