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dc.creatorRibeiro, Márcia Aparecida Stumpf-
dc.date.accessioned2021-12-21T21:15:19Z-
dc.date.available2021-12-21T21:15:19Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Márcia Aparecida Stumpf. Afetividade em Vigotski: ferramenta não material para aprendizagem e inclusão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26823-
dc.description.abstractThe present study sought to observe in the context of a regular classroom Vygotsky’s assumptions about affectivity as a non-material tool for learning and inclusion in the elementary school stage I. The methodology used is participatory research, in its natural form, due belonging to the investigated group. The results indicate that mediation is essential in the development of the individual's potential that the environment offers. This mediation that uses affection as a non-­material tool can enhance learning and inclusion. Thus, it is understood that affectivity and cognition are interdependent. In other words, affectivity can be a pedagogical tool. With this, there is a triad between mediation and affectivity and inclusion, which together provide the realization of the right to inclusion and learning for all citizens in democratic societies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTeoria social cognitivapt_BR
dc.subjectEducação afetivapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSocial cognitive theorypt_BR
dc.subjectAffective educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.titleAfetividade em Vigotski: ferramenta não material para aprendizagem e inclusãopt_BR
dc.title.alternativeAffection in Vygotsky: a non-material tool for learning and inclusionpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou observar no contexto de uma sala de aula regular os pressupostos de Vigotski acerca da afetividade enquanto ferramenta não material para a aprendizagem e a inclusão na etapa de Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada é a observação participante com estudo de caso. Os resultados apontam que a mediação é imprescindível no desenvolvimento das potencialidades do indivíduo que o meio oferece. Essa mediação que utiliza da afetividade enquanto ferramenta não material pode potencializar a aprendizagem e a inclusão. Dessa forma, entende-se que a afetividade e a cognição são interdependentes. Ou seja, a afetividade pode ser uma ferramenta pedagógica. Com isso, há uma tríade entre a mediação e afetividade e inclusão, que juntas proporcionam a efetivação do direito a inclusão e a aprendizagem a todos os cidadãos nas sociedades democráticas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoloto, Claudimara Cassoli-
dc.contributor.referee1Bortoloto, Claudimara Cassoli-
dc.contributor.referee2Almeida, Shiderlene Vieira de-
dc.contributor.referee3Bernardon, Dayse Grassi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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