Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSerafin, Vanessa Maria-
dc.date.accessioned2021-12-21T13:33:59Z-
dc.date.available2021-12-21T13:33:59Z-
dc.date.issued2020-09-26-
dc.identifier.citationSERAFIN, Vanessa Maria. O desenho como forma de expressão da criança. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26797-
dc.description.abstractThis work aimed to make teachers aware of the importance of drawing in the development of children as a form of expression and what it carries in their world of feelings and emotions. Because drawing is an important form of expressive language and essential for the child's development, exerting a strong influence on the child's emotional development process, as the child's graphic productions may come loaded with different feelings, such as: fear, anguish, insecurity and joy. It is with this awareness in mind that this study aims to be able to shed light on this theme that is so relevant for understanding drawing as an instrument of subjective expression of the child. For that, the text was organized in four moments: first, it brings some considerations in relation to the history of the drawing. In the second moment, it deals with the relevance of drawing to child development, how through it the child can create and represent his internal universe. In the third moment, it addresses the phases of the development of the drawing, specifying the characteristics of each one of them, relating them to the child's development. In the fourth and last moment, he talks about the teacher's eyes when interpreting children's drawings, emphasizing the importance and need for the teacher to always be attentive to his students' productions, in order to be able to follow and understand what the child wants to convey in his drawing . What will be presented in this study is the result of bibliographic research and was mainly based on the studies of the authors Nicole Bédard and Viktor Lowenfeld, which concludes the importance of each step of child drawing in the construction of child development, and that through colors, strokes and verbalizations about the drawing, it is possible to obtain significant information about the historical­cultural context in which the child lives and how it means it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectDrawingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.titleO desenho como forma de expressão da criançapt_BR
dc.title.alternativeDrawing as a way of expressing the childpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo conscientizar os professores sobre a importância do desenho no desenvolvimento das crianças como uma forma de expressão e o que ela carrega no seu mundo de sentimentos e emoções. Pois, o desenho é uma importante forma de linguagem expressiva e essencial para o desenvolvimento da criança, exercendo forte influência no processo de desenvolvimento emocional infantil, pois as produções gráficas da criança podem vir carregadas de diversos sentimentos, tais como: medo, angústia, insegurança e alegria. É tendo consciência disso, que este estudo pretende ser capaz de lançar luz a essa temática tão relevante para compreensão do desenho como instrumento de expressão subjetiva da criança. Para tanto, o texto foi organizado em quatro momentos: primeiro, traz algumas considerações em relação à história do desenho. No segundo momento, trata da relevância do desenho para o desenvolvimento infantil, de como através dele a criança pode criar e representar o seu universo interno. No terceiro momento, aborda as fases do desenvolvimento do desenho, especificando as características de cada uma delas, relacionando­-as ao desenvolvimento da criança. Já no quarto e último momento, disserta sobre o olhar do professor na interpretação de desenhos infantis, ressaltando a importância e necessidade de o professor estar sempre atento às produções de seus alunos, para poder acompanhar e entender o que a criança quer transmitir em seu desenho. O que será apresentado nesse estudo, é fruto de pesquisas bibliográficas e foi fundamentado principalmente nos estudos dos autores Nicole Bédard e Viktor Lowenfeld, onde conclui­se a importância de cada passo do desenho infantil na construção do desenvolvimento da criança, e que por meio das cores, traços e verbalizações sobre o desenho é que se podem obter informações significativas sobre o contexto histórico ­cultural em que a criança vive e como o significa.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
dc.contributor.referee1Carlesso, Flóida Moura Rocha-
dc.contributor.referee2Juliano, Joice Maria Maltauro-
dc.contributor.referee3Fernandes, Adriano Hidalgo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desenhoexpressaocrianca.pdf427,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.