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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26789
Título: | Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia |
Título(s) alternativo(s): | Pokébio – the evolution of plants: use of gamification in the teaching of biology |
Autor(es): | Santos, Thaís Sanches |
Orientador(es): | Berghauser, Neron Alipio Cortes |
Palavras-chave: | Botânica Jogos educativos Método de projeto no ensino Botany Educational games Project method in teaching |
Data do documento: | 26-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SANCHES, Thaís Sanches. Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Atualmente, vive-se em uma era de diversas tecnologias de comunicações digitais e comércio cultural. O indivíduo desta geração não se satisfaz apenas em receber um conhecimento; ele precisa testar, vivenciar e experimentar. Nesse sentindo, uma área de estudos denominada gamificação vem sendo aplicada na área de ensino. Se constitui no uso das mecânicas dos games (regras, objetivos e resultados) em ambientes fora de games, construindo espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, pelo prazer e entretenimento. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um game, utilizando o tema Pokémon, sendo este muito popular entre os jovens, utilizando o método da gamificação, buscando aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos para aprender sobre conteúdos de Botânica. Grande parte dos estudantes identificou o game como um importante recurso facilitador para a sua aprendizagem (com o nível percentual acima de 30% nas notas variando de 3 a 5, utilizando a escala de Likert) e ainda, 70% dos alunos relataram que gostariam que professores de outras disciplinas também adotassem esse tipo de atividade como estratégia pedagógica. Isto demonstrou que a gamificação pode ser uma alternativa com grande potencial de sucesso na busca por formas modernas e inovadoras no processo de ensino e de aprendizagem. |
Abstract: | Currently, we are living in an era of diverse technologies of digital communications and cultural commerce. The individual of this generation is not satisfied with just receiving knowledge; he needs to test, experience and experiment. In this sense, a subject of studies called gamification has been applied in teaching. It consists of the use of game mechanics (rules, objectives and results) in environments outside games, building learning spaces mediated by challenge, pleasure and entertainment. The objective of this work was to develop a game, using the Pokémon theme, which is very popular with young people, using the gamification method, seeking to increase students' involvement and motivation to learn about Botany content. Most students identified the game as an important facilitating resource for their learning (with the percentage level above 30% in grades ranging from 3 to 5, using Likert scale) and 70% of students reported that they would like teachers from other disciplines also adopted this type of activity as a pedagogical strategy. This demonstrated that gamification can be an alternative with great potential for success in the search for modern and innovative ways in the teaching and learning process. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26789 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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