Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Patrícia Lopes Mendonça-
dc.date.accessioned2021-12-19T19:01:39Z-
dc.date.available2021-12-19T19:01:39Z-
dc.date.issued2020-10-10-
dc.identifier.citationSOARES, Patrícia Lopes Mendonça. Processos de escolarização: análise sobre as políticas da escola de educação básica na modalidade educação especial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26774-
dc.description.abstractThe proposed study constitutes the analysis of theoretical references inherent to the contextualization of Special Education policies in the state of Paraná and on the formation and practice of the teacher resolved as processed in daily life, in order to assign meaning and resignified between school, teacher and student and, also, based on the analysis of Special Education as a modality of school education. Thus, understanding the historical and political processes of inclusion in the state of Paraná, becomes essential for the work developed in specialized schools, contributing to knowledge and doing in pedagogical practice, with the guarantee of the rights of people with disabilities and directing the teaching process for quality education. Analyzing the challenges and possibilities in relation to the pedagogical practices developed in specialized schools, requires an understanding that it is necessary to direct actions so that the students' developments are promoted, ensuring the rights to learn, respecting the potential and student specificities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectProfessores de educação especial - Formaçãopt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectSpecial education teachers - Training ofpt_BR
dc.titleProcessos de escolarização: análise sobre as políticas da escola de educação básica na modalidade educação especialpt_BR
dc.title.alternativeSchooling processes analysis of the basic education school in the special education modalitypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo proposto se constitui na análise de referenciais teóricos inerentes a contextualização das políticas da Educação Especial no estado do Paraná, e sobre a formação e atuação do professor perante as observações realizadas no cotidiano, a fim de atribuir sentido e ressignificação entre escola, professor e aluno e, também, por base destes, analisar a Educação Especial como modalidade de educação escolar. Assim, compreender os processos históricos e políticos da inclusão no estado do Paraná, torna-­se fundamental para que o trabalho desenvolvido nas escolas especializadas contribua para o saber e o fazer na prática pedagógica, com a finalidade de garantir os direitos da pessoa com deficiência e direcionando o processo de ensino para uma educação de qualidade. Analisar os desafios e as possibilidades em relação as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas especializadas, requer a compreensão de que se faz necessário o direcionamento de ações para que se promovam os desenvolvimentos dos alunos ali inseridos, assegurando os direitos de se aprender, respeitando as potencialidades e especificidades dos estudantes.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee1Lima, Ivone Teresinha Carletto de-
dc.contributor.referee2Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3Fernandes, Adriano Hidalgo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
processosescolarizacaoeducacaoespecial.pdf462,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.