Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26772
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTozatto, Regiane dos Santos-
dc.date.accessioned2021-12-18T20:15:36Z-
dc.date.available2021-12-18T20:15:36Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationTOZATTO, Regiane Dos Santos. A ludicidade na educação infantil (0 a 3 anos). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26772-
dc.description.abstractLudicity is a pedagogical tool that defines actions and a particular form of communication, pleasure and recreation with the possibility of contributing to the development of children in Early Childhood Education. Thus, the research refers to understanding the role of ludicity in the child's development process, instigating the problem about what results are possible to achieve, given the work of playfulness with children of Early Childhood Education. A qualitative bibliographic research was carried out through a broad study in search of knowledge on the subject, conducting readings and research through sources such as books, magazines, articles and dissertations published in congresses and in research sources using websites and articles available on the Internet such as Google Scholar and Scielo, and for an efficient theoretical work , readings were performed using authors such as Vigotsky (1991) Wajskop (2009) Kishimoto (1999), Piaget (1988), who contributed to the development of the work. As a result of the research, it can be concluded that playfulness is a resource to be used in early childhood, considering the development of children, especially in the first three years of life, so it is considered essential that the teacher experiences playful experiences in a pleasurable and interesting way that are able to make them perceive themselves as people active for the development and learning of the child.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshipspt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.titleA ludicidade na educação infantil (0 a 3 anos)pt_BR
dc.title.alternativePlayfulness in early childhood education (0 to 3 years)pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA ludicidade é uma ferramenta pedagógica que define ações e uma forma particular de comunicação, de prazer e recreação com a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento da criança da Educação Infantil. Assim, a pesquisa remete-­se a entender o papel da ludicidade no processo de desenvolvimento da criança, instigando a problemática sobre quais resultados são possíveis atingir, diante do trabalho da ludicidade com crianças da Educação Infantil. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa por meio de um estudo amplo em busca do conhecimento sobre o tema, realizando leituras e pesquisas por meio de fontes como, livros, revistas, artigos e dissertações publicados em congressos e, em fontes de pesquisas utilizando sites e artigos disponíveis na internet como Google Acadêmico e Scielo, e, para um trabalho teórico eficiente, foram realizadas leituras, utilizando­-se autores como Vigotsky (1991) Wajskop (2009) Kishimoto (1999), Piaget (1988), que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho. Como resultado da pesquisa, pode-­se concluir que, a ludicidade é um recurso a ser utilizado na primeira infância, considerando o desenvolvimento das crianças, em especial, nos três primeiros anos de vida, assim, considera-­se que seja fundamental que o professor vivencie experiências lúdicas de forma prazerosa e interessante que sejam capaz de fazer com que se percebam como pessoas atuantes para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
dc.contributor.referee1Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo-
dc.contributor.referee3Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ludicidadeeducacaoinfantil.pdf286,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.