Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Alessandra Martins-
dc.date.accessioned2021-12-18T00:22:37Z-
dc.date.available2021-12-18T00:22:37Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Alessandra Martins. O papel do gestor escolar na formação de leitores. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino ) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26748-
dc.description.abstractThis research had as theme the school manager role in the raising of readers which was analyzed the value of reading and how it happens the leading role of manager on the process of fluent readers formation. The research was made by interviews with public schools’ managers of municipal schools that offer the Elementary School–beginningyears, literacy stage (1st and 2nd year) andthe raising of readers. The reading fluency is each time more required and essential to the full social participation, the reading is present in our daily routine through books, in newspapers, magazines, billboards, traffic signs, social media and non­verbal texts. The school is the essential environment to provide the reading learning by distinctactivities to create opportunities and purchase new informations and allow a reading flowy. In this regard, the school manager has a very important role, as coordinate educational activities on reading. With the research, we conclued that the managers know each other as leaders in the process of readers raising, aware of its role and active, prepared to assist the students full development, however it is importanta more indicative study to check if this participation really assist to the strenght of readers raising and reflects on educational actions to behold the Political-­Pedagocial Project of schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeitura – Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDevelopment Readingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.titleO papel do gestor escolar na formação de leitorespt_BR
dc.title.alternativeThe school manager role in the raising of readerspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o papel do gestor escolar na formação de leitores, o qual analisou o valor da leitura e como acontece o protagonismo do gestor no processo de formação de leitores fluentes. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista com gestores de escolas públicas da rede municipais que ofertam o Ensino Fundamental ­Anos Iniciais, etapa escolar de alfabetização (1º e 2º ano) e construção de sujeitos leitores. A fluência em leitura é cada vez mais necessária e imprescindível para a plena participação social, a leitura se faz presente no nosso cotidiano, por meio de livros em texto de jornais, revistas, outdoors, placas de trânsito, redes sociais, além dos textos não verbais. A escola é o ambiente fundamental para propiciar a aprendizagem da leitura por meio de atividades diferenciadas para que oportunize a aquisição de novas informações e possibilite a fluidez na leitura. Nesse sentido, o gestor escolar tem um papel muito importante, como articular ações pedagógicas na leitura. Com a pesquisa concluímos que os gestores se reconhecem como protagonistas no processo de formação de leitores, conscientes de seu papel e atuantes, dispostos a colaborar para o desenvolvimento integral dos estudantes, porém é necessário um estudo mais revelador se essa participação realmente contribui para o fortalecimento da formação de leitores e refletir sobre ações pedagógicas que contemplem o Projeto Político­-Pedagógico das escolas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Ricardo dos-
dc.contributor.referee1Santos, Ricardo dos-
dc.contributor.referee2Berghauser, Neron Alipio Cortes-
dc.contributor.referee3Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestorescolarformacaoleitores.pdf8,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.