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Título: Implementação de um mecanismo de controle de preços em um sistema multiagente para gerenciamento de vagas em um smart parking
Título(s) alternativo(s): Implementation of a price control mechanism in a multi-agent system to manager spaces in a smart parking
Autor(es): Mellado, Alexandre Lizieri Leite
Orientador(es): Borges, André Pinz
Palavras-chave: Estacionamento de automóveis
Agentes inteligentes (Software)
Preços - Determinação
Automobile parking
Intelligent agents (Computer software)
Basing-point system
Data do documento: 19-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MELLADO, Alexandre Lizieri Leite. Implementação de um mecanismo de controle de preços em um sistema multiagente para gerenciamento de vagas em um smart parking. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Longos intervalos de tempo a procura por uma vaga de estacionamento causam o desperdício de combustível e maior congestionamento. Em grandes centros urbanos, onde o crescimento da população foi mais rápido que os investimentos infraestruturais, ocorre um problema de mobilidade que necessita de soluções inovadoras. O paradigma de Smart City (Cidade Inteligente) consiste no desenvolvimento e integração de novas tecnologias de modo a solucionar os problemas de trânsito de uma cidade. A falta de vagas disponíveis e o problema de mobilidade são abrangidos na área de Smart Parking (Estacionamento Inteligente) e o projeto MAPS (Multi-Agent Parking System) almeja criar soluções para estacionamentos com a utilização de Sistemas Multiagentes. Este trabalho é uma extensão deste projeto e tem o objetivo de desenvolver um módulo de precificação dinâmico que altera o preço das vagas de um estacionamento considerando as características de seu ambiente. Este mecanismo de precificação foi implantado em um Sistema Multiagente e um agente gerente decide o momento de seu uso. O módulo tem a função de observar a demanda por vagas, o horário do dia e a condição climática e decide a partir de regras contidas em um arquivo de configuração como o preço deve ser alterado. Foram realizadas simulações de estacionamentos com diferentes aspectos usando seis distintos arquivos de configuração e cenários de controle nos quais o módulo não foi utilizado. Os resultados encontrados mostraram que o módulo de precificação possui influência significativa no funcionamento do estacionamento, porém apresentam valores oscilantes devido características pseudorrandômicas. Em geral, o uso de qualquer configuração proporcionou melhores resultados em pelo menos um quesito, seja este maior total de créditos ao fim do mês ou maior ocupação média das vagas.
Abstract: Long periods of time searching for a parking space causes wasted fuel and more congestion. In large urban centers, where population growth has been faster than infrastructure investments, a mobility problem occurs that needs innovative solutions. The Smart City paradigm consists of the development and integration of new technologies in order to solve the traffic problems of a city. The lack of available parking spaces and the mobility problem are covered in the Smart Parking area and the MAPS (Multi-Agent Parking System) project aims to create solutions for parking lots with the use of Multi-agent Systems. This work is an extension of this project and has the objective to develop a dynamic pricing module that alters the price of parking spaces considering the characteristics of its environment. This pricing mechanism was implemented in a Multiagent System and a managing agent decides the moment of its use. The module has the function of observing the demand for parking spaces, the time of day and the weather condition and decides from rules contained in a configuration file how the price should be changed. Simulations of parking lots with different aspects were run using six different configuration files and control scenarios in which the module was not used. The results found showed that the pricing module has significant influence on the operation of the parking facility, but has oscillating values due to pseudorandom characteristics. In general, the use of any configuration provided better results in at least one aspect, be it higher total credits at the end of the month or higher average occupancy of the spaces.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26730
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