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dc.creatorBueno, Vânia Batista-
dc.date.accessioned2021-12-14T01:28:30Z-
dc.date.available2021-12-14T01:28:30Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationBUENO, Vânia Batista. A educação ambiental no ensino de ciências no 1º ano do ensino fundamental I em uma escola municipal de São José dos Pinhais. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26673-
dc.descriptionAcompanha: Possibilidades de educação ambiental no ensino de ciências do 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes the importance of formal Environmental Education in relation to Science Teaching. In this sense, Environmental Education has a fundamental role in the dimensioning of the teaching-learning process regarding Science Teaching. The work has as general objective to analyze the formal Environmental Education in the context of the Science discipline in the 1st year of Elementary School I, based on the official documents that guide the Municipal School Prefeito Francisco Ferreira Claudino in São José dos Pinhais, Paraná – Brazil. According to these notes, the following research problem was delimited: In what way is Environmental Education included in official documents, considering the Science Curriculum Component in the 1 st year of Elementary School I, at Francisco Ferreira Claudino School in São José teaching? The research follows a qualitative design of document analysis, based on the following documents: Curricular Reference of São José dos Pinhais; Political Pedagogical Project (PPP); Science Curriculum Component (Teaching Plan). This study encompassed the 1st year of Elementary School I, with a detailed analysis of these documents. The approaches to the main results observed in this research resulted from the interpretation of the data collected, as this study was established through the analysis of official documents. In the search for validation and complementation of the justification for this research, appraisals and analyzes regarding formal Environmental Education in the school environment were carried out through official documents, such as Educational Curriculum Framework, PoliticalPedagogical Project and the Science Curriculum Component. Thus, they pointed to a rich investigation with ample research possibilities, also through bibliographic research. Regarding the survey of data through official documents and theoretical framework, it was possible to identify guiding elements for the preparation of the educational product with an emphasis on EE to be used by teachers on the Curriculum Component of Science Teaching in the context of Environmental Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambiental - São José dos Pinhais (PR)pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambienta - Legislaçãopt_BR
dc.subjectCurrículos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnvironmental education - São José dos Pinhais (PR)pt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEnvironmental education - Law and legislationpt_BR
dc.subjectCurriculum - Educationpt_BR
dc.titleA educação ambiental no ensino de ciências no 1º ano do ensino fundamental I em uma escola municipal de São José dos Pinhaispt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in science teaching in the 1st year of elementary education I in a municipal school in São José dos Pinhaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisa a importância da Educação Ambiental formal frente ao Ensino de Ciências. Neste sentido, a Educação Ambiental possui um papel fundamental para o redimensionamento do processo de ensino-aprendizagem no que tange ao Ensino de Ciências. O trabalho possui como objetivo geral analisar a Educação Ambiental formal no contexto da disciplina de Ciências no 1º ano do Ensino Fundamental I, com base nos documentos oficiais que norteiam a Escola Municipal Prefeito Francisco Ferreira Claudino em São José dos Pinhais, Paraná – Brasil. De acordo com estes apontamentos delimitou-se então como problema desta pesquisa: De que forma a Educação Ambiental está posta nos documentos oficiais, considerando o Componente Curricular de Ciências no 1º ano do Ensino Fundamental I, na Escola Francisco Ferreira Claudino no magistério são-joseense? A pesquisa segue um delineamento de caráter qualitativo de análise documental, tendo como base de estudo os seguintes documentos: Referencial Curricular de São José dos Pinhais; Projeto Político Pedagógico (PPP); Componente Curricular de Ciências (Plano de Ensino). Este estudo englobou o 1° ano do Ensino Fundamental I, sendo realizada uma análise minuciosa destes documentos. As abordagens dos principais resultados observados nesta pesquisa foram decorrentes da interpretação dos dados coletados, pois tal estudo foi estabelecido via análise de documentos oficiais. Na procura da validação e complementação da justificativa para a realização desta pesquisa, apreciações e análises referentes à Educação Ambiental formal no ambiente escolar foram realizadas através dos documentos oficiais, como Referencial Curricular Educacional, Projeto Político–Pedagógico e o Componente Curricular de Ciências. Assim, apontaram para uma investigação rica com amplas possibilidades de pesquisa, por meio também da pesquisa bibliográfica. Em relação ao levantamento dos dados através dos documentos oficiais e referencial teórico, foi possível identificar elementos norteadores para a elaboração do produto de mestrado com ênfase na EA para ser usado pelos docentes acerca do Componente Curricular do Ensino de Ciências no contexto da Educação Ambiental.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9267-7702pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2217142197927189pt_BR
dc.contributor.advisor1Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0180-5153pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8289557565668912pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4431-2247pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6957222191806198pt_BR
dc.contributor.referee2Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0180-5153pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8289557565668912pt_BR
dc.contributor.referee3Alquini, Yedo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0379693550259201pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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