Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26653
Título: Avaliação de modelos de previsão do ruído sonoro urbano com redes neurais artificiais
Título(s) alternativo(s): Evaluation of urban sound noise forecast models with artificial neural networks
Autor(es): Alves, Carlos Henrique Rodrigues
Orientador(es): Trojan, Flavio
Palavras-chave: Poluição sonora
Tráfego urbano
Trânsito - Ruído
Redes neurais (Computação)
Noise pollution
City traffic
Traffic noise
Neural networks (Computer science)
Data do documento: 30-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ALVES, Carlos Henrique Rodrigues. Avaliação de modelos de previsão do ruído sonoro urbano com redes neurais artificiais. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: O ruído de tráfego urbano é uma das maiores fontes de poluição sonora sendo composto pelos diferentes tipos de veículos que circulam nas vias. Poucos estudos têm sido realizados em busca de uma metodologia capaz de antever o ruído sonoro urbano a partir do volume de tráfego e de diversas outras variáveis presentes no ambiente. Este trabalho objetiva avaliar por meio de comparações os menores erros de previsão do ruído sonoro do tráfego urbano usando os modelos de Redes Neurais Artificiais MLP, ELM e RBF frente ao modelo linear de Regressão Linear Múltipla. Os dados utilizados nesse trabalho são fruto da revisão bibliográfica acerca do tema e das bases de dados coletados nas cidades de Goiânia-GO e Maringá-PR. Os resultados encontrados pelas redes são comparados em termos de seus erros médios para avaliação dos melhores mapeadores do nível equivalente sonoro Leq que é a saída dos modelos e representa o ruído sonoro produzido pelo tráfego. Os modelos neurais nesse estudo se mostraram melhores mapeadores do Leq se comparados ao modelo linear.
Abstract: The urban traffic noise is one of the biggest sources of noise pollution being composed by the different types of vehicles that circulate on the roads. Few studies have been carried out in search of a methodology capable of predicting urban noise based on the volume of traffic and several other variables present in the environment. This work aims to evaluate through comparisons the smallest noise prediction errors in urban traffic using the MLP, ELM and RBF Artificial Neural Networks models against the linear Multiple Linear Regression model. The data used in this work are the result of a literature review on the subject and databases collected in the cities of Goiânia-GO and Maringá-PR. The results found by the networks are compared in terms of their average errors to evaluate the best mappers of the equivalent sound level Leq, which is the output of the models and represents the noise produced by traffic. The neural models in this study proved to be better Leq mappers when compared to the linear model.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26653
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
previsaoruidoredesneurais.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons