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Título: Que verdades podem nos fazer livres? desvelando discursos àìmòtológicos de gênero e raça nos espaços das universidades
Título(s) alternativo(s): Which truths can make us free? unveiling àìmò ̣ tológical discourses about gender and race in the universities spaces
Qué verdades pueden hacernos libres? revelando discursos àìmòtológicos de género y raza en los espacios de las universidades
Autor(es): Ferreira, Michel Alves
Orientador(es): Casagrande, Lindamir Salete
Palavras-chave: Ciência
Tecnologia
Identidade de gênero
Raças
Ignorância (Teoria do conhecimento)
Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Science
Technology
Gender identity
Race
Ignorance (Theory of knowledge)
Education - Study and teaching (Graduate)
Data do documento: 30-Set-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Michel Alves. Que verdades podem nos fazer livres? desvelando discursos àìmòtológicos de gênero e raça nos espaços das universidades. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Este trabalho objetivou analisar manifestações àìmòṭ ológicas frente a percepções do conhecimento produzido e ignorâncias frente a questões de gênero e raça, de docentes de cursos de pós-graduação da UTFPR e UTP, a partir dos seus respectivos lugares enunciativos. Teve como elemento motivador inicial a dissertação de mestrado, defendida em agosto de 2017, onde esta procurou inserir um olhar de gênero nas métricas publicizadas de produção científica de docentes, de dois programas de pós-graduação do Campus Curitiba da UTFPR, a partir das bases de dados oficiais disponíveis. A natureza da pesquisa é qualitativa/interpretativa, localizada, interdisciplinar e situada. Buscou-se o esforço teórico/metodológico de constituir uma trilha analítica discursiva própria, para dialogar com as falas de docentes da UTFPR e UTP entrevistados/as. Adjunto à criação deste instrumento analítico, apresentou-se também um conceito/noção de ignorância sistêmica e coletiva, a àìmòtológia ̣ . Este conceito teve como fundamentos basilares, para além de literatura científica já produzida sobre a ciencia da ignorância, alguns fundamentos coletivos das culturas afro, a partir de diálogos realizados entre 2019 e 2020 com um Bàbálórìsà e uma Ìyálórìsà brasileiros. Essas conversas realizadas, com as autoridades coletivas máximas do Candomblé, se converteram finalmente em um dos procedimentos metodológicos/analíticos; os instrumentos de pesquisa utilizados foram entrevistas semiestruturadas com docentes homens e mulheres de cursos stricto senso da área de engenharias e humanidades das duas universidades, combinados as anotações de diário de campo realizadas durante o estágio doutoral e outras pesquisas realizadas no Brasil antes do Doutorado Sanduíche (Edital 47/2017 – Capes). No caso da universidade colombiana, o período de entrevistas compreendeu os meses de março a julho de 2019. Com relação à universidade brasileira, as entrevistas foram realizadas de 2017 (após aprovação de projeto em comitê de ética, processo de progressão direta de mestrado para doutorado e exames de qualificação da pesquisa) até setembro de 2018. A escolha do país e supervisão acadêmica no exterior perpassou pelos seguintes critérios: composição racial, cultural, econômica e social com similaridades à realidade brasileira; contexto de pesquisa com elementos semelhantes à realizada no Brasil; contexto de universidade com características e singularidades à realidade brasileira e/ou latinoamericana e, por fim, supervisão acadêmica de relevância regional/latinoamericana. Observar realidades similares/diferentes da pós-graduação colombiana e brasileira permite pensar novas epistemologias latinoamericanas de produção científica/tecnológica, criticizando o modo como se produz os documentos de divulgação da produção acadêmica de docentes e as questões interseccionais presentes, como cultura de cada país, divisão social e sexual do trabalho, racismos, sexismos e Lgbtfobias, financiamento de projetos, colaboratividade entre pesquisadores/as latino-americanos/as e de outros continentes e, finalmente, formas de pensar a ciência em áreas diversas com as relações de poder entre os/as pesquisadores/as.
Abstract: This study aims to analyze àìmòṭ ológical (ignorances) manifestations towards perceptions of the knowledge produced and gender and race issues, of professors of graduate courses at UTFPR and UTP, from their respective enunciative speeches sphere. As an initial motivational element, a Master’s dissertation, which was defended in August 2017, was taken, in which it was sought to insert a gender perspective in the public metrics of the scientific production of professors, of two programs stricto sensus of the Campus Curitiba of the UTFPR, from the official databases. It should be noted that the nature of this research is qualitative and interpretive, localized, interdisciplinary and situated. A theoretical/methodological effort was sought to establish a discursive analytical path of its own, to dialogue with the speeches of interviewed teachers from UTFPR and UTP. Along with the creation of this analytical instrument, a concept/notion of systemic and collective ignorance was also presented, denominate àìmòṭ ológia. This concept had as basic foundations, in addition to the scientific literature already produced on the science of ignorance, some collective fundamentals of Afro cultures, starting from dialogues carried out from held between 2019 and 2020 with a Bàbálórìsà and a Ìyálórìsà. These conversations carried out, with the maximum collective authorities of Candomblé, finally became one of the methodological/analytical procedures of this thesis; the research instruments to be used will be semi-structured interviews with male and female professors from stricto sensus technical courses in the field of engineering and humanities from the two universities (combined with notes from the fieldwork carried out during the doctoral internship and other research carried out in Brazil before the Doctorate Sandwich). In the case of the Colombian university, the interview period covered the months of March to July 2019. With regard to the Brazilian university, the interviews were carried out throughout the year 2017 (after approval of the project by an ethics committee, a process of direct progression from master’s to doctorate and partial research evaluation by PPGTE postgraduate program) to September 2018. Thus, the choice of the country and academic supervision abroad were under the following criteria: ethnic, racial, culture, economic and social composition with similarities to the Brazilian reality; context of research with elements similar to those carried out in Brazil; context of a university with characteristics and singularities to the Brazilian and / or Latin American reality and, finally, academic supervision of regional / Latin American relevance for the studies of gender in Science and Technology. Observing similar and different realities of Colombian and Brazilian postgraduation allows us to think of new Latin American epistemologies of scientific and technological production, criticizing the way in which documents are produced to disseminate the academic production of professors and the intersectional questions present, such as the culture of each country, social and sexual division of labor, racism, sexism and LGBT phobia, project financing, collaborative work between Latin American and other continents researchers, ways to think of science in diverse areas and the power relations between the researchers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26645
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