Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26637
Título: Saberes docentes e a construção do conhecimento na educação
Título(s) alternativo(s): Academic knowledge and the construction of proficiency in education
Autor(es): Francisco, Valentim Erivelto
Orientador(es): Frasson, Antonio Carlos
Palavras-chave: Professores
Prática de ensino
Gestão do conhecimento
Teachers
Student teaching
Knowledge management
Data do documento: 11-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FRANCISCO, Valentim Erivelto. Saberes docentes e a construção do conhecimento na educação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Há muito tempo a constituição do conhecimento é abordada por diversos pensadores. Nesse sentido, o presente trabalho possui como tema os saberes docentes e a construção do conhecimento na educação. No estudo, foi buscado identificar os principais saberes baseadas à vida docente, como eles se relacionam entre si e com o meio social, sua importância, a maneira como são construídos e como o docente pode colocá-los em prática. O trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas, em livros de Chassot (2004 e 2008); Morin (2007); Pimenta (2012); Tardif (2014); Freire (2016) e artigo de Pietrobon (2006). Tais autores foram selecionados porque suas obras abordam diversos conhecimentos necessários para a vida docente satisfazendo, assim a temática escolhida. Assim, por meio da busca do tema, foi possível estabelecer parâmetros de comparação entre os autores selecionados, demonstrando as particularidades de cada um, ampliando, dessa maneira, o lastro das informações colhidas. Com tal embasamento, o estudo permite ao docente a ampliação de seus horizontes direcionados tanto à construção de seu próprio conhecimento quanto à construção do conhecimento de seus discentes. Tais autores foram selecionados porque seus livros e artigo abordam o assunto de forma significante, enfatizando diversos conhecimentos necessários para o desenvolvimento dos saberes docentes na prática educacional.
Abstract: The constitution of knowledge has been adresses by several thinkers for a long time. In this sense, the presente work has as its theme the teaching knowledge and the construction of knowledge in educations. The study sought to identify the main knowledge based on teaching life, how they relate to each other and to the social environment, their importance, the way they are constructed and how the teacher can put them into practice. The work was carried out through bibliographcal research, in books by Chassot (2004 and 2008); Morin (2007); Pimenta (2012); Tardif (2014); Freire (2016) and article by Pietrobon (2006). These authors were selected becausr thei Works address various knowledge necessary for teaching life, thus satisfying the chosen theme. Thus, through the search for the theme, it was possible to establish parameters of comparison between the selected authors, demonstrating the particuçarities of each one, thus expanding the basis os the collected information. With such a foundation, the study allows the teacher to broaden their horizons directed both to the construction or their own lnowledge and the construction of the knowldge of their students. These authors were selected because their books and article approach the subject in a significant way, emphasizing several knowledge necessary for the development of educational practice.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26637
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
saberesdocentesconstrucaoconhecimento.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.